Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios cearenses iniciam Fórum Comunitário

Fortaleza, 13 de maio – Desde ontem, 154 municípios cearenses iniciaram a realização dos Fóruns Comunitários de Avaliação, que compõem a Avaliação da Gestão de Políticas Públicas do Selo UNICEF Município Aprovado.

Para Patricio Fuentes, coordenador do escritório do UNICEF para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, este é um dos momentos mais importantes do Selo UNICEF. “O Fórum é um mecanismo de participação e consulta, e representa um marco na avaliação de políticas públicas municipais. É um momento de auto-avaliação e essencial para que cada município participante preste conta e repense a forma como está conduzindo a política para suas crianças e seus adolescentes”, afirma Fuentes.

Com o objetivo de avaliar a qualidade da gestão das políticas públicas e programas voltados para crianças e adolescentes, o UNICEF visita a cada dois anos os municípios do Semi-árido brasileiro inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado. Na ocasião, consultores selecionados e capacitados pelo UNICEF coordenam um Fórum Comunitário de Avaliação e verificam o funcionamento do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Nos dias 24 de abril (Ceará), 29 de abril (Piauí) e 7 de maio (Rio Grande do Norte), articuladores, conselheiros e mediadores estiveram reunidos para a capacitação sobre o Fórum Comunitário. Todas as informações e orientações sobre a coleta e o envio dos indicadores da Avaliação da Gestão, além da nova metodologia do Fórum Comunitário, foram repassadas para os participantes.

O Fórum Comunitário de Avaliação é convocado pelo CMDCA e reúne-se especialmente para essa visita. É formado por cerca de 45 representantes de instituições relacionadas com os temas da infância e adolescência no município, tendo uma participação expressiva de pais, mães e adolescentes beneficiários de programas municipais. Essas pessoas participam de oficina de trabalho sobre "Direitos e Cidadania" e são consultadas em uma pesquisa de opinião sobre a visão que têm dos programas municipais.

A realização dos fóruns estende-se até o dia 19 de junho. No Ceará, os Fóruns Comunitários acontecem em 154 municípios, no período de 12 de maio a 5 de junho. No Piauí, os Fóruns serão realizados em 109 municípios no período de 2 a 19 de junho de 2008. E, no Rio Grande do Norte, 141 municípios terão Fóruns Comunitários, de 26 de maio a 6 de junho.

Mais informações:
Ana Márcia Diógenes – Telefone: (85) 9928 0012 ou
Emanuelle Lobo – Telefone: (85) 3306 5713

 

 
unite for children