Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Agenda Criança Amazônia ganha impulso na região de Imperatriz, no Maranhão

Nos próximos dias 7 e 8 de maio, o UNICEF realiza encontro da Agenda Criança Amazônia em Imperatriz com representantes de nove municípios da região

São Luís, 5 de maio – A Agenda Criança Amazônia começa a ganhar vida nos municípios da Amazônia maranhense. Uma iniciativa do UNICEF, a Agenda Criança Amazônia visa a mobilizar e fortalecer os municípios para assegurar os direitos de cada criança e cada adolescente que vivem na Amazônia Legal Brasileira. Ao todo, 32 municípios maranhenses aceitaram o desafio de participar dessa primeira fase da iniciativa, ao lado de 25 do Pará e outros 20 do Amazonas.

Para impulsionar o trabalho no Maranhão, está sendo realizado um primeiro ciclo de encontros com os gestores e técnicos locais. A rodada começou na cidade de São Bento e agora chega a Imperatriz. Nos próximos dias 7 e 8 de maio, acontece no auditório da UFMA, no centro da cidade, o Encontro Agenda Criança Amazônia – Impacto Social, com a participação de nove municípios da região: Açailândia; Amarante do Maranhão; Arame; Balsas; Barra do Corda; Bom Jesus das Selvas; Buriticupu; Grajaú; Imperatriz.

Além de apresentar a metodologia da Agenda Criança Amazônia e discutir como ela pode transformar-se em ação no dia-a-dia, o encontro vai focar o tema dos indicadores de impacto social. Ao todo, 11 indicadores serão acompanhados pelo UNICEF para monitorar o esforço dos municípios em melhorar a condição de vida das crianças e adolescentes. São eles: taxa de mortalidade infantil; porcentagem de mulheres com mais de seis consultas de pré-natal; porcentagem de crianças menores de 2 anos desnutridas; porcentagem de domicílios com acesso a água para consumo humano; taxa de atendimento de crianças de 4 e 5 anos na educação infantil; taxa de escolaridade líquida de crianças de 6 a 14 anos no ensino fundamental; porcentagem de adolescentes de 14 e 15 anos concluintes do ensino fundamental; distorção idade-série; número de casos de malária; taxa de abandono do ensino fundamental diurno na rede municipal; taxa de mortalidade de até 19 anos de idade por causas externas; porcentagem de crianças de até 1 ano com registro civil.

Durante o encontro, serão apresentados os dados mais recentes de cada município, estimulando uma reflexão sobre sua situação em relação ao grupo, ao Estado e ao País.

“Em todo Maranhão, temos avanços importantes, mas ainda são grandes os desafios, e o município pode interferir diretamente nessa realidade”, destaca Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís. “Conhecer e acompanhar os indicadores de forma integrada é um passo essencial para termos políticas públicas certeiras, que garantam os direitos de cada criança e adolescente.”

Encontro Agenda Criança Amazônia – Impacto Social
Data: 7 e 8 de maio de 2008, 8h30 às 17h30.
Local: Auditório da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Rua Urbano Santos s/n – Centro, Imperatriz, Maranhão

Mais informações:
Immaculada Prieto – E-mail: iprieto@unicef.org
Telefones: (98) 8111 7492 ou 4009 5700

 

 
unite for children