Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Governo do Amapá e UNICEF juntos pelas crianças

Governador Waldez Góes recebe UNICEF para discutir uma pauta comum para melhoria dos indicadores das crianças e adolescentes do Estado

© UNICEF
O coordenador do escritório do UNICEF em Belém, Fabio Atanásio de Morais, entrega ao governador do Amapá, Waldez Góes, material sobre o trabalho do UNICEF no Brasil e a Agenda Criança Amazônia.

Belém, 17 de abril – O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu nesta quarta-feira, 17 de abril, no gabinete do Palácio, a visita do coordenador do Escritório do UNICEF em Belém, Fabio Atanásio de Morais, para a explanação dos trabalhos e estratégias do UNICEF no Brasil e para a Amazônia Legal. Fabio Atanásio aproveitou para convidar o governador a participar da Agenda Criança Amazônia.

A agenda é um processo de articulação e mobilização dos municípios da Amazônia com os governos federal e estaduais, que conta com a participação do empresariado e de organizações da sociedade civil para garantir os direitos de cada criança e adolescente nas políticas públicas desenvolvidas na Amazônia Legal Brasileira.

A proposta é realizar, até junho deste ano, um encontro com os governadores da região, para a construção de um Pacto no qual a criança e o adolescente possam, de fato, ser prioridade absoluta nas políticas públicas. Em janeiro de 2009, o UNICEF, com o apoio dos governos estaduais, lançará a Agenda para todos os municípios da Amazônia Legal.

O governador Waldez Góes, além de confirmar sua presença, enfatizou que está disponível para construir uma agenda ampla para a Amazônia. Segundo ele, é imprescindível que o governo brasileiro entenda que a Amazônia tem dimensões e demandas diferentes das outras regiões, o que exige mais recursos e empenho para melhoria da qualidade de vida da população da região e, em especial, do povo amapaense.

O coordenador do UNICEF em Belém, Fabio Atanásio, destacou a importância desse processo de formação. "Queremos chegar aqui no Amapá e discutir uma rede de atividades e direcionar as prioridades, também focando nas crianças indígenas do Estado, por apresentarem os piores indicadores." Além da Agenda Criança Amazônia, Fabio também apresentou outros projetos já desenvolvidos pelo UNICEF na região e que espera trazer para o Amapá.

O EducAmazônia, projeto voltado para construção de uma educação contextualizada, visa a articular diferentes atores – governos, sociedade, escolas, institutos de pesquisa, universidades – para pensar e propor iniciativas e projetos em educação que possam contribuir para diminuição do analfabetismo, da evasão escolar e da distorção idade-série.

Outro projeto estratégico é a Rede Vitória Régia, voltado para a construção e/ou fortalecimento de redes de proteção social para a criança e o adolescente. A Rede trabalha com conselhos municipais e estaduais de direitos, tutelares, assistência social, além de instituições do judiciário, saúde, educação, assistência social e sociedade civil para a construção de estratégias que visam a garantir que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos assegurados. 

O UNICEF espera construir essas propostas a partir das ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios.

Waldez falou que o governo do Estado já desenvolve ações sociais de inclusão de crianças e adolescentes, tais como o Bolsa Família, que atende 12 mil famílias. Para o governador, a preocupação é dar as condições necessárias para que pais e mães possam cuidar adequadamente de seus filhos e filhas.

Mais informações:
Ida Pietricovsky Oliveira –
Telefone: (91) 3073 5700 –
E-Mail: ipoliveira@unicef.org

 

 
unite for children