Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF realiza encontro da Agenda Criança Amazônia com representantes de 13 municípios da Baixada Maranhense

São Luís, 18 de abril – Fazer com que os municípios da Amazônia cresçam junto com suas crianças e seus adolescentes. Essa é a proposta da Agenda Criança Amazônia, que está sendo iniciada pelo UNICEF com a participação de 32 municípios maranhenses. Durante este ano, os municípios serão acompanhados e incentivados a ampliar sua atenção à criança e ao adolescente – garantindo que cada menino e menina seja prioridade absoluta nas políticas públicas locais.

“Ao investir na criança e no adolescente, criamos um caminho de desenvolvimento para o município como um todo”, aponta Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís. “São grandes os desafios em relação à mortalidade infantil, desnutrição, evasão escolar, erradicação do trabalho infantil, violência contra a criança. Mas cada município pode e deve avançar nesses indicadores.”

A primeira atividade de capacitação local da Agenda Criança Amazônia será realizada nos próximos dias 23 e 24 de abril, em São Bento (MA), com a participação de 13 municípios da região da Baixada Maranhense: Alcântara, Arari, Cajari, Cururupu, Guimarães, Matinha, Mirinzal, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista e Viana.

Além de apresentar a metodologia da Agenda Criança Amazônia e discutir como ela pode se transformar em ação no dia-a-dia, o encontro focará o tema dos indicadores de impacto social. Ao todo, 11 indicadores serão acompanhados pelo UNICEF para monitorar o esforço dos municípios em melhorar a condição de vida das crianças e dos adolescentes.

Serão trabalhados os seguintes indicadores: taxa de mortalidade infantil; porcentagem de mulheres com mais de seis consultas de pré-natal; porcentagem de crianças menores de 2 anos desnutridas; porcentagem de domicílios com acesso a água para consumo humano; taxa de atendimento de crianças de 4 e 5 anos na educação infantil; taxa de escolaridade líquida de crianças de 6 a 14 anos no ensino fundamental; porcentagem de adolescentes de 14 e 15 anos concluintes do ensino fundamental; distorção idade-série; número de casos de malária; taxa de abandono do ensino fundamental diurno na rede municipal; taxa de mortalidade de até 19 anos de idade por causas externas; porcentagem de crianças de até 1 ano com registro civil.

Encontro Agenda Criança Amazônia Impacto Social
Data: 23 e 24 de abril de 2008, 9h às 17h
Local: Clube Recreativo Bentoense – São Bento (MA)

Mais informações:
Immaculada Prieto – E-mail: iprieto@unicef.org
Telefones: (98) 8111 7492 ou 4009 5700.

 

 
unite for children