Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF ouve propostas de crianças e adolescentes para a cidade de São Paulo

São Paulo, 14 de abril – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Projeto/Revista Viração, está mobilizando crianças e adolescentes para que reflitam, opinem e sugiram melhorias para a cidade de São Paulo. Suas idéias serão debatidas no I Fórum Nossa São Paulo, que será realizado de 15 a 18 de maio, e servirão de base para a sensibilização dos candidatos a prefeito para que incluam, em seus programas de governo, respostas às propostas apresentadas pelos meninos e meninas, garantindo-lhes a prioridade prevista na Constituição Federal.

Além disso, as sugestões na área de educação serão enviadas à Secretaria Municipal, para que ajudem na construção do Plano Municipal de Educação, que está sendo elaborado em 2008.

As propostas das crianças e dos adolescentes serão coletadas em cerca de 50 escolas da rede pública e particular e 50 grupos ou organizações da sociedade civil atuantes no município, sob a coordenação dos educadores. Para isso, o UNICEF e a Viração estão entrando em contato com as organizações e enviando materiais orientadores da ação. O material também está disponível para download (veja ao lado) e pode ser utilizado por todos os interessados em participar.

As sugestões das crianças mais novas serão apresentadas, durante o Fórum, em um painel com seus desenhos. Já as propostas dos adolescentes serão enviadas no formato de textos. Todas as idéias serão sistematizadas e debatidas em plenária com os participantes do evento.

Os resultados dos debates serão disseminados pelos próprios adolescentes que, com jovens da Viração, farão a cobertura jornalística do evento e produzirão materiais de comunicação que serão enviados às escolas e aos grupos participantes para estimular a continuidade do debate.

O Fórum está sendo organizado pelo Movimento Nossa São Paulo, uma iniciativa apartidária e inter-religiosa, que reúne mais de quatrocentas organizações de várias áreas de atuação, com o objetivo de construir propostas para que São Paulo seja uma cidade melhor para todos.

Para Anna Penido, coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo, a participação ativa de meninas e meninos é primordial para o processo de desenvolvimento de uma cidade e do país como um todo. “Crianças e adolescentes têm opinião, atitude e querem participar das decisões que fazem parte de sua própria vida”, acredita.

Mais informações e envio do material produzido por crianças e adolescentes: Revista Viração – Rua Augusta, 1239, cj.11, Consolação, São Paulo, SP – 01305-100
E-mail: nossasaopaulo@revistaviracao.org.br.
Telefones: (11) 3237 4091 – 3567 8687 – 9946 6188.

 

 
unite for children