Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Santa Cruz Cabrália é a primeira parada da “Caravana do Esporte” e da “Caravana da Música” em 2008

Projetos sociais vão atender 3 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino e 250 professores da região

Brasília, 13 de março – A Caravana do Esporte e a Caravana da Música, projetos sociais da ESPN Brasil em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), voltam à estrada. Em sua primeira parada no ano de 2008, chegam ao município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. De 14 a 16 de março, os dois projetos vão atender juntos 3 mil crianças e adolescentes (de 7 a 14 anos) da região e 250 professores da rede pública de ensino.

A Caravana do Esporte e a Caravana da Música colocam em prática o Capítulo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante os direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. A missão dos dois projetos é despertar meninas e meninos para a cidadania, aplicar o esporte e a arte para contribuir com valores como auto-estima, companheirismo e convívio social. Os projetos já atenderam 45 mil crianças e jovens e 7.500 educadores em três anos de ação.

Em Santa Cruz Cabrália, as atividades serão realizadas na aldeia indígena “Coroa Vermelha”, da etnia Pataxó. “Retomar a ação da Caravana em uma comunidade indígena é muito significativo porque reforça nosso compromisso de contribuir para a inclusão social, levando o esporte e a música como ferramentas de educação para quem menos tem acesso”, conta Adriana Saldanha, Diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música.

Caravana do Esporte
Grandes nomes do esporte nacional participam da Caravana do Esporte em Santa Cruz Cabrália, são eles: Adan Santos (um dos grandes nomes da ginástica artística brasileira, já conquistou a medalha de prata na categoria por equipes nos Jogos Pan-americanos do Rio em 2007 e o campeonato paulista no mesmo ano), o judoca Daniel Hernandes (medalha de ouro no Pan-americano de Santo Domingo em 2003), o ex-jogador de basquete Carioquinha (marcou seu nome na história do basquete e, entre outros, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de 1971) e a jogadora de handebol Zezé (uma das principais jogadoras brasileiras da categoria, ouro no Pan de Winnipeg em 1999). Ao lado dos professores do Instituto Esporte e Educação, eles realizarão oficinas esportivas com 2.000 crianças e jovens e 150 professores da rede de ensino.

Na estrada desde 2005, a Caravana do Esporte já percorreu 30 cidades em 12 Estados brasileiros. A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF, que chancela o projeto desde 2005 e indica as cidades que serão atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte nacional.

Caravana da Música
Criada em 2007, com o objetivo disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança, a Caravana da Música é o novo projeto social da ESPN Brasil, uma parceria entre o canal, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a cantora e embaixadora do UNICEF no Brasil, Daniela Mercury.

Profissionais indicados por Daniela Mercury realizarão oficinas de música e dança com 1.000 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O grupo também fará seminários para 100 professores da rede pública de ensino do município para capacitá-los a dar continuidade ao projeto depois da passagem da Caravana da Música.

Por meio das atividades musicais e de dança, os profissionais da Caravana da Música trabalharão com as crianças e os adolescentes habilidades como ritmo, atenção, concentração, organização pessoal e trabalho em equipe, possibilitando o desenvolvimento motor e cognitivo.

Os professores que participam da Caravana da Música em Santa Cruz Cabralia são: Giba Conceição (percussionista, compositor e improvisador, estudioso da raiz da música percussiva), Rita Lagrota (especialista em artes/dança, professora de balé clássico e dança, arte-educadora) Ossimar Franco (graduado em música, professor de violão e música na Fundação Pierre Verger e no Projeto Axé; professor de música e sociedade na escola profissionalizante de músicos Pracatum), Kitty Canário (educadora de canto e técnica vocal, vocalista da banda de Gilberto Gil e pós-graduada em Educação Musical) e Tereza Oliveira (formada em dança na área de educação infantil. Educadora na escola de dança da Fundação Cultural da Bahia. Trabalha com improvisação por meio de elementos do teatro e da dança).

A Caravana na TV
Uma vez por mês, o canal ESPN Brasil exibe um documentário com o melhor das matérias e dos trabalhos realizados nas comunidades visitadas. O programa mostrando a ação em Santa Cruz Cabrália será apresentado no dia 30 de março, às 22 horas.

 

 
unite for children