Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Participação de adolescentes contribui para o alcance de objetivos do Selo UNICEF

Articuladores relatam experiências bem-sucedidas desenvolvidas em seus municípios durante encontro de retomada do projeto em Aracaju

Sergipe, 4 de março – Articuladores de 32 municípios sergipanos inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado participaram ontem da primeira reunião do projeto após o período de férias, no hospital da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Os técnicos apresentaram os principais resultados alcançados em 2007, avaliaram o andamento das ações em seus municípios e receberam orientações sobre as próximas etapas do Selo.

“Esses encontros são bastante positivos, porque ampliamos a nossa compreensão sobre a metodologia do Selo e questões que afetam a vida das crianças e adolescentes. Discutimos sobre nossos desafios, trocamos experiências e pensamos novas estratégias de ação. Entendendo melhor o nosso papel, fica mais fácil planejar e executar o trabalho no município,” diz a articuladora de Poço Verde, Maria Aparecida Amado.

Ela contou que 25 adolescentes do município, beneficiados pelo programa Agente Jovem, estão participando ativamente da construção de uma rádio itinerante. As meninas e os meninos vão visitar escolas e projetos sociais de Poço Verde para divulgar a campanha O jovem e o voto. A idéia é estimular a participação dos adolescentes nas próximas eleições e debater a importância do voto consciente.

“A partir das capacitações do Selo, percebemos a importância da comunicação para mobilizar pessoas. Com pouco recurso, estamos produzindo fanzines, jornal mural e o programa de rádio. A participação dos adolescentes no Selo e as ações de comunicação estão nos ajudando em todos os eixos do projeto”, comemora Maria Aparecida.

Segundo o oficial de projetos do UNICEF Salvador Soler, coordenador do Selo em Sergipe, o empenho pessoal dos articuladores está fazendo a diferença nos municípios. “Estamos certos de que a prefeitura precisa dar apoio ao trabalho do articulador para avançar, mas observamos que os profissionais que acreditam verdadeiramente na proposta e empreendem maior energia estão contribuindo para o alcance de melhores resultados”, conclui.

O encontro de retomada do projeto foi promovido pelo UNICEF e Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), com o apoio de membros do Comitê Estadual do Selo: Governo de Sergipe, Instituto Recriando, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Ministério Público.

Os articuladores pediram mais apoio na reta final do projeto. “Procuramos estar cada vez mais perto das equipes municipais Pró-Selo e da sociedade civil. Tiramos dúvidas e prestamos atendimento em reuniões na sede do Centro Dom José, por telefone e e-mail. Queremos reforçar o apoio dado aos municípios que trocaram seus articuladores recentemente”, afirma Sanádia Gama dos Santos, coordenadora de projetos do CDJBC, ONG parceira do UNICEF na implementação do Selo.

Cada município recebeu um kit contendo exemplares dos quatro guias do eixo de Participação Social: Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena; Participação Política de Adolescentes e Orçamento Público; Esporte e Cidadania; e Educação para a Convivência com o Semi-árido. O UNICEF também distribuiu o relatório Situação Mundial da Infância 2008 – Sobrevivência Infantil; o livro O município e a criança de até 6 anos; e material do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), voltado para a prevenção das DST/aids entre adolescentes.

 

 
unite for children