Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Atenção à primeira infância é tema de capacitação do Selo UNICEF

Salvador, 4 de março – Profissionais de saúde e educação de 94 municípios baianos inscritos na Edição 2008 do Selo UNICEF Município Aprovado já confirmaram presença no Seminário Competências Familiares e Municipais na Promoção dos Direitos da Criança, de 5 a 7 de março, das 8h30 às 18 horas, no Pestana Bahia Hotel, em Salvador (Rua Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho).

O evento, promovido pelo UNICEF em parceria com a organização não-governamental Juspopuli Escritório de Direitos Humanos e o Governo da Bahia, tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento das ações e programas de atenção a meninas e meninos de até 6 anos.

Os técnicos municipais serão capacitados para atuar como multiplicadores dos conteúdos do kit Família Brasileira Fortalecida (FBF). Trata-se de um conjunto de cinco álbuns ilustrados, desenvolvido pelo UNICEF e parceiros, com orientações para que as famílias promovam o desenvolvimento integral e integrado de crianças pequenas, protegendo-as e cuidando delas. O material, já adotado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, será distribuído pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para os municípios participantes.

O treinamento vai abordar os direitos fundamentais das meninas e meninos, serviços e cuidados que devem ser assegurados à mãe e ao bebê no pré-natal, parto e pós-parto. Os profissionais aprofundarão os seus conhecimentos sobre diferentes momentos da primeira infância, como o primeiro mês de vida e o período entre o 2º e o 12º mês.

Em junho, o Governo da Bahia vai promover outro encontro sobre o tema como parte das ações do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido. A proposta é oferecer uma nova chance aos municípios que não puderam participar da primeira capacitação.

“O kit FBF facilita o trabalho dos profissionais que lidam com comunidades e contribui para que as famílias eduquem e cuidem, cada vez mais e melhor, de suas crianças”, diz Vilma Cabral, oficial de projetos do UNICEF e coordenadora do Selo na Bahia.

Para mais informações:
Andréia Néri, UNICEF
Telefones: (71) 3183 5700 ou 9199 0913

 

 
unite for children