Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Oficina mobiliza comunicadores e jovens do Semi-árido em prol dos direitos da infância em seus municípios

São Luís, 14 de fevereiro – Nestas sexta e sábado (15 e 16 de fevereiro), será realizada em São Luís, capital maranhense, a oficina Jovens e comunicadores no Semi-árido. O objetivo do encontro é fortalecer o papel do jovem e do comunicador no processo de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em seus municípios. Promovida pelo UNICEF, com participação da Agência Matraca, da ONG Formação e da Rede Sou de Atitude, a oficina será no Sesc Olho D’Água, em São Luís.

“Precisamos investir no jovem e no comunicador como protagonistas do desenvolvimento local. Eles têm um papel valioso na melhoria da situação de vida de cada criança e adolescente”, destaca Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF no Maranhão. Com participação de jovens e comunicadores de 45 municípios, o encontro faz parte do processo de mobilização e capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um amplo processo de mobilização de mais de 1.500 municípios de todo Semi-árido brasileiro, alcançando 11 Estados. No decorrer de dois anos, estão sendo realizadas atividades de capacitação, monitoramento e fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Ao final de 2008, o desempenho de cada município será avaliado e os que demonstrarem esforço na melhoria da qualidade de vida de suas crianças e seus adolescentes vão conquistar o Selo UNICEF Município Aprovado, como um reconhecimento internacional.

Faz parte do processo do Selo o incentivo à participação social, seja na área de educação, cultura, esporte, política ou orçamento público. De diferentes maneiras, os jovens podem e devem participar das decisões e propostas para seus municípios. Por isso, espaços participativos de comunicação na comunidade são considerados essenciais. E, com esse propósito, foi organizada a oficina do próximo fim de semana.

Durante o encontro, os participantes vão ampliar seus conhecimentos e trocar experiências sobre diferentes temáticas, como organização juvenil e orçamento público. Também vão participar de oficinas práticas de jornal-mural, rádio e cineclube para que possam multiplicar e recriar essas possibilidades nos seus municípios.

Mais informações:
Immaculada Prieto – iprieto@unicef.org 
Telefones: (98) 4009 5700 ou (98) 8111 7492

 

 
unite for children