Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF realiza I Encontro de Capacitação do Projeto Agenda Criança Amazônia

* Texto produzido pela Agência Unama

Belém, 13 de dezembro – Teve início nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o I Encontro de Capacitação de Articuladores e Comunicadores do projeto Agenda Criança Amazônia. O encontro é uma promoção do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e está reunindo no campus da Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua, 22 articuladores e 20 comunicadores de 25 municípios do Estado do Pará.

O evento tem como objetivo principal divulgar o projeto do UNICEF, a Agenda Criança Amazônia, que no Estado do Pará tem parceria com a Agência Unama e apoio da Fidesa. O projeto visa a discutir políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, com o auxílio de articuladores dos municípios do Estado do Pará, Amazonas e Maranhão, responsáveis por mobilizar as autoridades políticas de cada município para que busquem melhorias na área da infância e adolescência. 

A Agenda Criança Amazônia também pretende orientar os comunicadores a respeitar as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente na produção de notícias e a fomentar a participação social. “Estamos resgatando um processo do UNICEF de investir nos comunicadores como um grande agente mobilizador social, em que ele não é o único, mas é fundamental no apoio aos processos de mudança”, acredita a oficial de comunicação do UNICEF, Ida Pietricovsky.

A abertura do encontro teve a participação do coordenador do escritório do UNICEF em Belém, Fabio Atanasio, que apresentou o projeto. Após, os participantes participaram da dinâmica de grupo chamada “Memória e Infância”, ministrada pela jornalista e professora do curso de Comunicação Social Larissa Latif. Nesse momento, os participantes puderam recordar sua infância para desenhar o que desejam para o futuro de meninos e meninas do Pará. Joel Carvalho, comunicador de Parauapebas, revelou o que não deseja ver no futuro, crianças trabalhando. “Eu desenhei uma mão cheia de calos, que retrata o que eu era antes e o que eu sou hoje, pois na realidade eu não tive infância, sempre fui muito pobre e tive que trabalhar”, contou Carvalho.

Em seguida, o professor do curso Serviço Social da Unama Edival Campos palestrou sobre as diversas formas de participação responsáveis por viabilizar o controle social que pode ser feito tanto pelos comunicadores como articuladores. Já Patricio Fuentes, coordenador do escritório do UNICEF em Fortaleza, falou sobre a experiência do Selo UNICEF Município Aprovado no Semi-árido brasileiro e da possibilidade da implantação do trabalho no Pará.

Amanhã (14/12), seguem as atividades das oficinas, a elaboração do plano de ação entre articuladores e comunicadores, a apresentação dos planos de ação, a entrega dos certificados e o encerramento do evento.

Contatos:
Ida Pietricovsky, oficial de comunicação do UNICEF
Telefone: (91) 3073 5700 – E-mail: ipoliveira@unicef.org

Danila Cal, coordenadora da Agência Unama
Telefone: (91) 4009 9391 – E-mail: danilacal@unama.br

 

 
unite for children