Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Assembléia Geral da ONU realiza sessão especial com foco nas crianças

Nova Iorque, 11 de dezembro de 2007 – Chefes de Estado e outras altas autoridades reuniram-se na Sede da ONU em Nova Iorque hoje numa conferência de cúpula para revisar o progresso feito em direção a Um mundo para as crianças, um plano de ação criado pelos governos em 2002 para melhorar a vida das crianças.

“Cinco anos atrás, os líderes mundiais comprometeram-se em promover vidas mais saudáveis; oferecer educação de qualidade; combater o HIV e aids; e proteger as crianças contra abuso, exploração e violência”, disse Ann M. Veneman, Diretora Executiva do UNICEF. “Agora estamos analisando a situação para ver onde são necessários mais e maiores esforços para construir um mundo verdadeiramente apropriado para as crianças”.

Em 2006, pela primeira vez desde que se iniciou a coleta de dados globais, as mortes de crianças abaixo de 5 anos de idade caiu abaixo de 10 milhões. Mais crianças estão na escola hoje do que nunca antes, especialmente meninas. Mais crianças são registradas ao nascer, e há mais ênfase na proteção das crianças contra violência, abuso e as piores formas de trabalho infantil.

Contudo, 9,7 milhões de crianças abaixo de 5 anos continuam a morrer anualmente e, enquanto o mundo se prepara para o Ano Internacional do Saneamento, cerca de 990 milhões de crianças não têm acesso a esse que é um dos mais básicos serviços.

A reunião especial da Assembléia Geral, conhecida como Um mundo para as crianças +5 (WFFC+5), examinará os avanços e as dificuldades relacionadas ao bem-estar infantil desde a Sessão Especial sobre a Criança, realizada em 2002.

Espera-se que a Assembléia Geral adote uma declaração reafirmando os compromissos nacionais e globais de atingir as metas estabelecidas em 2002.

Além dos chefes de Estado e governo, cerca de 130 delegações nacionais de alto nível estarão presentes, inclusive mais de 40 ministros de governos. 23 crianças participarão da Conferência como membros de suas delegações nacionais. Centenas de ONGs também vão reunir-se em Nova Iorque para discutir e defender as questões da infância.

Crianças prepararam-se para a Conferência: o Fórum da Juventude
Mais de 90 crianças de todo o mundo reuniram-se por dois dias em Nova Iorque para se preparar para o WFFC+5. Nos dias 9 e 10 de dezembro, elas discutiram assuntos que gostariam de ver abordados nas sessões plenárias e mesas redondas do WFFC+5.

A novidade do Fórum foi uma conexão por satélite entre sete das crianças que estavam em Nova Iorque, escolhidas entre elas próprias, e os membros da nova organização global chamada “Os Mais Velhos”, que incluem Graça Machel, Desmond Tutu e Mary Robinson, que estavam na Cidade do Cabo.

O moderador era Michael Holmes, da CNN, e esse diálogo intergerações foi gravado e transmitido pela CNN Internacional no dia 11 de dezembro, o primeiro dia do WFFC+5.

Informações gerais
O título completo oficial de Um mundo para as crianças +5 é Reunião Plenária Comemorativa de Alto Nível para Acompanhar os Resultados da Sessão Especial sobre a Criança. A conferência terá início na manhã de 11 de dezembro, e terminará em 12 de dezembro. Para mais informações, inclusive a programação completa dos eventos (em inglês), visite: http://www.un.org/ga/62/plenary/children/highlevel.shtml

 

 
unite for children