Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF, One Laptop per Child e Google apresentam uma iniciativa para preservar e compartilhar histórias de todo o mundo

Nova Iorque, 7 de dezembro de 2007 – UNICEF, One Laptop per Child (OLPC) e Google anunciaram hoje o lançamento de “Our Stories (Nossas histórias)” (www.ourstories.org), uma iniciativa conjunta para preservar e compartilhar as histórias e a identidade das distintas culturas de todo o mundo, mediante a difusão em vários idiomas de histórias pessoais que estão disponíveis on line.

Utilizando computadores portáteis, telefones móveis e outros equipamentos de gravação, grupos de meninas e meninos gravarão em seus idiomas maternos as histórias contadas pelos mais velhos, por familiares e amigos.  Essas histórias serão divulgadas em todo o mundo por meio do website Our Stories, onde poderão ser encontradas num mapa do Google.

Ao divulgar as histórias por todo o mundo, o projeto Our Stories espera contribuir para uma melhor compreensão de nossa humanidade por meio dos países e das culturas, das tradições religiosas, dos idiomas e das gerações.

“As tecnologias da informação podem ajudar os jovens de todo o mundo a aprender mais sobre os outros”, disse a diretora executiva do UNICEF, Ann M. Veneman. “Our Stories promoverá o diálogo através das fronteiras e das culturas e oferecerá aos jovens a possibilidade de opinar sobre uma ampla variedade de questões”.
 
Os computadores portáteis de baixo custo XO, do projeto One Laptop per Child (Um computador portátil por criança), servirão para ajudar a criar esse arquivo digital de histórias pessoais, ao oferecer às crianças e aos adolescentes dos países em desenvolvimento uma tecnologia fácil de usar para registrar suas histórias e suas entrevistas.

“One Laptop per Child está muito satisfeito por participar desta associação com Google e UNICEF, destinada a refletir os pensamentos e os sentimentos das crianças e das comunidades de todo o mundo”, afirmou Walter Bender, presidente de Software e Conteúdo/COO, One Laptop per Child. “O computador portátil XO é um instrumento para compartilhar e colaborar, e este projeto é uma forma excelente de criar uma comunidade mundial”.

O website Our Stories incluirá inicialmente histórias compiladas pelo Museu da Pessoa do Brasil, e histórias gravadas para o UNICEF por jovens de Gana, do Paquistão, da Tanzânia e de Uganda.

Our Stories inspira-se no projeto StoryCorps®, fundado por David Isay nos Estados Unidos. “StoryCorps orgulha-se de trazer para este projeto sua experiência na gravação de conversas de cerca de 30 mil cidadãos dos Estados Unidos”, disse Isay. “Esses esforços nos ensinam que a vida de todas as pessoas – seja em Nova Iorque ou Nairóbi – é importante. E essas vidas não serão esquecidas”.

Todos os meses serão acrescentadas mais histórias procedentes de um maior número de países, num esforço destinado a organizar uma história oral da humanidade do século XXI.

"O Google sempre aprecia uma boa história, seja no âmbito empresarial seja no cultural”, revelou Elliot Schrage, vice-presidente de Comunicações Internacionais e Assuntos Públicos do Google. “Estamos muito orgulhosos por apoiar a iniciativa mundial Our Stories e esperamos que essa colaboração promova não apenas uma melhor narração de histórias, como também que nos leve a escutar melhor as histórias dos outros”.

Importantes personalidades emprestaram suas vozes a este projeto: Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU; Sua Majestade a Rainha Rania Al Abdullah, Rainha da Jordânia e Defensora Eminente do UNICEF para as Crianças; e Ishmael Beah, Defensor do UNICEF para as crianças afetadas pela guerra e autor do sucesso editorial Muito longe de casa – memórias de um menino-soldado. Todos eles gravaram mensagens dando as boas-vindas aos usuários do site e encorajando-os a compartilhar suas histórias.

Escutem uma história hoje em www.ourstories.org.
Para ouvir histórias em português: http://www.ourstories.org/stories/the_museum_of_the_person_brazil.html

 

 
unite for children