Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

A estrela do vôlei Ana Moser apresenta a Caravana do Esporte aos atletas do Pan

Rio de Janeiro, 16 de julho – Nesta terça-feira, 17 de julho, a atleta Ana Moser vai mostrar aos atletas que competem no Pan os conceitos e resultados da Caravana do Esporte, um projeto que levou esporte e cidadania a mais de 30 mil crianças em todo o Brasil, em dois anos e meio de existência. A apresentação acontece no estande das Nações Unidas, na Vila dos Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro, ao meio-dia.

A Caravana do Esporte é um projeto da ESPN Brasil, com apoio do UNICEF e do Instituto Esporte e Educação, e tem como objetivo assegurar o direito ao esporte de milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil.

A Caravana surgiu em 2005 e já percorreu 22 cidades, em 12 Estados brasileiros. Quando a Caravana chega, crianças e adolescentes participam de aulas de futebol, vôlei, tênis, judô, atletismo, basquete e outras modalidades. As oficinas são oferecidas por atletas, entre eles Ana Moser, Marta Sobral, Raí, Sócrates, Patrícia Medrado, Carioquinha, Eduardo Bacellar.

A Caravana do Esporte acontece em municípios de baixo IDH, lugares isolados, áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, como Alcântara, no Maranhão, Boa Vista do Ramos, no Amazonas, ou Dourados, no Mato Grosso do Sul. A Caravana já esteve também em comunidades populares de grandes centros urbanos, como Coutos, em Salvador, e Cidade Tiradentes e Capela do Socorro, em São Paulo.

Além de garantir às crianças o direito ao esporte, a Caravana já capacitou mais de 4,5 mil professores para o uso de materiais alternativos para incluir esportes e atividades físicas no dia-a-dia das crianças, promovendo a paz, o respeito, o desempenho escolar e o desenvolvimento.

“Os atletas têm um papel fundamental na garantia dos direitos da criança ao esporte e à educação”, lembra Ana Moser.

O estande das Nações Unidas no Pan, onde será realizada a palestra de Ana Moser, é um espaço para atividades das agências das Nações Unidas no Brasil na área de esporte e sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) realizou treinamento de 25 “guias cívicos” – jovens de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro – para informar os atletas sobre o que são os ODM e oferecer informações gerais sobre os jogos e sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Para mais informações: Pedro Ivo Alcantara, (61) 3035 1983

 

 
unite for children