Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF distribui suprimentos às vítimas do terremoto no Peru

Brasília, 16 de agosto – Para dar uma resposta eficiente e rápida às vítimas do terremoto no Peru, o UNICEF aliou-se ao Ministério da Saúde daquele país no fornecimento de suprimentos às populações afetadas pela catástrofe, ocorrida no último dia 14 de agosto.

“Uma resposta imediata é essencial para prevenir a diarréia entre as crianças, o que é bastante freqüente quando vizinhanças inteiras entram em colapso, não há água potável disponível e as condições sanitárias estão bastante limitadas”, disse Guido Cornale, Representante do UNICEF no Peru. Considerando tais circunstâncias, o UNICEF já distribuiu 90 mil tabletes de cloro, juntamente com 540 galões grandes de plásticos com tampa e torneira, 300 medidores de cloro e 20 mil tabletes de DPD (dietil-p-fenileno diamina – para testar a qualidade da água), a fim de garantir água potável às crianças e famílias afetadas.

Outros suprimentos, como 3 mil colheres plásticas, 1,5 mil jarros medidores de 1 litro e 3 mil copos de plástico (300 ml) permitirão que as crianças sejam reidratadas oralmente. Além disso, chegaram do Panamá mais 100 mil unidades de sais de hidratação.

Juntamente com essas ações, o UNICEF distribuiu às famílias panfletos sobre como tratar a água, como prevenir a conjuntivite e as doenças de pele, a importância de práticas de higiene alimentar e recomendações para evitar a pneumonia e a diarréia. Somando mais de 25 mil informativos distribuídos.

O UNICEF ainda planeja distribuir materiais escolares e, em parceria com o Ministério das Mulheres e Desenvolvimento Social, realizar a recuperação psicossocial de meninas e meninos em instituições especializadas.

O coordenador do Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), Gerard López, chegou ao Peru, no último fim de semana, com a finalidade de visitar as áreas juntamente com a Equipe de Técnica de Emergência das Nações Unidas (UNETE) – composta por diversas agências do sistema ONU. A equipe do UNICEF no país está acompanhando esse trabalho para elaborar uma análise sobre a reposta e a reabilitação necessárias para afetar positivamente as crianças e suas famílias.

O UNICEF liberará US$ 200 mil para a reposta imediata à emergência e mais US$ 300 mil para a fase de reconstrução.

Mais informações:
Marilú Wiegold, UNICEF Peru, + (511) 9757-3218, mwiegold@unicef.org
Elsa Ursula, UNICEF Peru, + (511) 9352-6944, eursula@unicef.org
Patrick McCormick, UNICEF Media New York, +212 326 7426, pmccormick@unicef.org
Rafael Hermoso, UNICEF Media New York, +212 326 7516, rhermoso@unicef.org
Veronique Taveau, UNICEF Media Geneva, Tel: +41 22 909 5716 vtaveau@unicef.org

 

 
unite for children