Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Caravana do Esporte chega a Senhor do Bonfim

Medalhistas do Pan no Rio participam do projeto social realizado em aliança com o UNICEF e o Instituto Esporte e Educação

Brasília, 8 de agosto – De 8 a 12 de agosto, a Caravana do Esporte da ESPN Brasil, projeto social que utiliza o esporte como ferramenta de educação, estará na cidade de Senhor do Bonfim, a 390 km de Salvador, para atender 1.200 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos da região. A iniciativa trabalhará também a formação de 150 professores de educação física da rede pública do município.

Participam da ação atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Pan-americanos do Rio, como Márcia Narloch (primeira mulher brasileira a conquistar medalha de ouro na Maratona dos Jogos Pan-americanos – ouro em Santo Domingo em 2003 e prata no Rio), Yane Marques (primeira mulher brasileira a conquistar medalha de ouro no pentatlo moderno dos Jogos Pan-americanos – ouro no Rio), e outros ídolos do esporte nacional, como Ataliba (bicampeão paulista de futebol em 1982 e 1983 pelo Corinthians. Um dos integrantes da “Democracia Corintiana”), Soraia André (bicampeã pan-americana de judô – 1982 e 1987 – campeã sul-americana – 1985 – e 10 vezes campeã brasileira) e Márcio Prudêncio (professor de educação física e técnico de atletismo. Filho de Nelson Prudêncio, um dos maiores nomes do salto triplo mundial).

Além de desenvolver clínicas esportivas com as crianças, esses atletas e os professores do Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, também realizarão oficinas com os professores para capacitá-los a dar continuidade ao projeto. 

Caravana do Esporte chega a 31,5 mil crianças com Senhor do Bonfim
Com a ação em Senhor do Bonfim, a Caravana do Esporte, que está na estrada desde 2005, chega à marca de 31.500 crianças e adolescentes atendidos. Desde sua criação, a Caravana do Esporte percorreu 20 cidades em 12 Estados brasileiros. Além disso, a iniciativa já capacitou mais de 5 mil professores da rede pública de ensino. Outros municípios da Bahia já atendidos pela Caravana do Esporte são Conceição do Coité, Uauá, Curaçá e Salvador. 

A Caravana do Esporte da ESPN Brasil leva a atividade esportiva como ferramenta de educação a crianças e adolescentes de regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF, que chancela o projeto desde 2005 e indica as cidades que serão atendidas. O Instituto Esporte e Educação é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte nacional. 

Nas comunidades visitadas pela Caravana do Esporte, são desenvolvidas atividades esportivas, como basquete, vôlei, futebol, atletismo, tênis, judô, ginástica e canoagem, sempre adaptadas a cada realidade. A Caravana presta atendimento direto a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e contribui ainda para a formação de professores da rede pública de ensino e de multiplicadores, além de trabalhar ao lado das famílias, de lideranças comunitárias e Secretarias de Educação dos municípios envolvidos. 

A Caravana do Esporte coloca em prática o Capítulo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante a meninas e meninos os direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Sua missão é despertar os jovens para a cidadania, aplicar o esporte para contribuir com valores como auto-estima, companheirismo e convívio social.

A Caravana na TV
Uma vez por mês, o canal ESPN Brasil exibe um documentário com o melhor das matérias e dos trabalhos realizados nas comunidades visitadas. O programa mostrando a ação em Senhor do Bonfim será apresentado no dia 2 de setembro, domingo, às 22 horas.

A série de dez programas da Caravana do Esporte apresentada em 2005 recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor programa de esporte da TV brasileira do ano e foi finalista do Prêmio IGE de Jornalismo (coordenado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – Andi e pelo Instituto Gestão Educacional), na categoria Iniciativa Inovadora. A série também recebeu Menção Especial na 4ª edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e da Adolescência (UNICEF, Comitê Espanhol para o UNICEF e Agência EFE de Notícias) e foi finalista do Prêmio Esso Especial de Telejornalismo.

 

 
unite for children