Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, recebe título de Embaixadora do UNICEF

© UNICEF/BRZ/Samir Baptista
Mauricio de Sousa, Mônica, Marie-Pierre Poirier e Renato Aragão na cerimônia de nomeação da nova Embaixadora do UNICEF no Brasil.

São Paulo, 6 de novembro – A personagem Mônica, dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, recebeu nesta terça-feira, 6 de novembro, às 10 horas, o título de Embaixadora do UNICEF no Brasil. A nomeação foi feita pela Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Marie-Pierre Poirier, durante um café da manhã com Mauricio de Sousa, seguido de entrevista coletiva à imprensa, no Parque da Mônica, em São Paulo.

O evento também teve a presença de Renato Aragão, o primeiro Embaixador do UNICEF no Brasil, nomeado em 1991, que renovou seu compromisso com as crianças.

Mônica foi escolhida pelo UNICEF pela influência que exerce sobre crianças, professores e famílias, tendo ajudado, ao longo de mais de 44 anos, a transmitir valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária. Nos quadrinhos, Mônica é uma menina de 7 anos.

“Mônica ajudará o UNICEF a defender os direitos das crianças, usando uma linguagem que permitirá que as crianças entendam melhor seus direitos a educação, saúde, proteção e carinho”, explica a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Durante a cerimônia de nomeação de Mônica como Embaixadora, Mauricio de Sousa recebeu do UNICEF o título de Escritor do UNICEF para as Crianças.

“Como ‘pai’ da Mônica, é inegável o orgulho que esse título concedido pelo UNICEF me traz. Para a Mônica, claro, a responsabilidade é grande, mas ela cumprirá essa missão do jeitinho que mais sabe: falando firme e forte ao coração das crianças e dos adultos, como faz desde sempre”, declarou Mauricio de Sousa.

O evento no Parque da Mônica contou com a participação de cerca de 100 crianças que vivem em comunidades populares na cidade de São Paulo, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Maria Berenice dos Santos, do Jardim das Flores, e Campos Salles, do bairro de Heliópolis.

Promovendo direitos – A aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o UNICEF vem de longa data. Em 1994, Mônica e sua turma emprestaram sua graça ao Estatuto da Criança e do Adolescente, em uma edição especial, com apoio do UNICEF, para tornar a lei mais fácil de ser compreendida pelas crianças.

Com o aniversário de 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 2005, a Mauricio de Sousa e o UNICEF retomaram a parceria. Seu objetivo era chamar a atenção da população brasileira sobre os direitos de meninos e meninas e a necessidade de garanti-los a todas as crianças.

Há dois anos, Mônica e outros personagens da Turma apóiam a divulgação de mensagens do UNICEF para as crianças em suas revistas. Entre os temas, o direito à educação, ao aleitamento materno e à inclusão das crianças com deficiência, o combate ao racismo e a importância da prática de esportes.

Conheça o Projeto UNICEF – Turma da Mônica

 

 
unite for children