Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF promove intercâmbio entre crianças brasileiras e holandesas em João Pessoa

Encontro entre cantoras mirins holandesas e crianças apoiadas pela Casa Pequeno Davi será tema de documentário na Holanda

Crianças brasileiras e holandesas interagem em João Pessoa
© UNICEF/BRZ/Estela Caparelli
(A partir da esquerda) Paulo, Shelley, Amy, Lisa e Sipke Jan em apresentação cultural realizada em 19 de outubro, na Casa Pequeno Davi.

Brasília, 22 de outubro – O Comitê Holandês para o UNICEF, com apoio do UNICEF no Brasil, promoveu, de 17 a 19 de outubro, um intercâmbio entre crianças brasileiras e holandesas em João Pessoa, Paraíba. As vencedoras de um concurso infantil de música na Holanda – as irmãs Amy (12), Shelley (12) e Lisa (13) – vieram ao Brasil para trocar experiências com as crianças beneficiadas pelo projeto coordenado pela ONG Casa Pequeno Davi, parceira do UNICEF no Brasil.

Durante três dias, as meninas holandesas conheceram o projeto e conviveram com Paulo (14) e Joice (11), estudantes beneficiados pelo projeto e que tiveram suas histórias de vida divulgadas no Nationale Loop 2005 e 2006, iniciativas organizadas na Holanda para arrecadar recursos para projetos do UNICEF. Os dois concursos foram divulgados no programa do apresentador e representante especial do UNICEF na Holanda, Sipke Jan Bousema.

Sipke Jan e uma equipe da TV AVRO também vieram ao Brasil com as crianças holandesas na semana passada para acompanhar a visita e produzir um documentário sobre o tema. O filme de 15 minutos será transmitido na Holanda pela emissora no próximo dia 20 de novembro, aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Amy, Shelley e Lisa participaram de diversas atividades com Paulo e Joice, na escola dos novos amigos brasileiros e na Casa Pequeno Davi. As crianças, por exemplo, acompanharam uma aula sobre erradicação do trabalho infantil e direitos organizada pela escola. Também interagiram com outros meninos e meninas do projeto durante ensaios de dança e de música. O resultado desse encontro foi uma apresentação cultural realizada na tarde do dia 19 na Casa Pequeno Davi. O evento, apresentado pelo próprio Sipke Jan, foi aplaudido por uma platéia de 80 pessoas, formada por crianças, pais e moradores do bairro.

“A terceira visita do comitê holandês revela a importância de um projeto integrado à escola pela prevenção ao trabalho infantil. O retorno significa, para nós, a valorização da qualidade dos nossos projetos e o reconhecimento de uma parceria Brasil/Holanda pela promoção dos direitos”, diz a coordenadora do escritório do UNICEF em Recife, Ana Maria Azevedo.

Casa Pequeno Davi
A Casa Pequeno Davi, parceira do UNICEF, é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, fundada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A instituição desenvolve atividades educacionais, artísticas e de lazer com crianças e adolescentes do bairro do Baixo Roger, em áreas próximas ao Terminal Rodoviário e em bairros da periferia da grande João Pessoa.

O projeto tem como objetivo oferecer educação de qualidade às crianças e aos adolescentes por meio de uma abordagem socioeducativa, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente. A idéia é assegurar o desenvolvimento físico, psíquico e social como forma de oferecer uma melhor qualidade de vida às crianças e a suas famílias. Outra meta do projeto é promover a auto-estima e a descoberta dos talentos e capacidades dessas crianças e adolescentes.

Atualmente fazem parte do projeto 400 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos.

 

 
unite for children