Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Caravana do Esporte

Patricia Medrado ensina tênis para criança, durante passagem da Caravana do Esporte por Formosa, GO
© UNICEF/BRZ/Paula Costa
Patrícia Medrado ensina menino a jogar tênis durante passagem da Caravana do Esporte por Formosa, em Goiás

A Caravana do Esporte – projeto da ESPN Brasil, em aliança com o UNICEF e o Instituto Esporte e Educação – é uma iniciativa criativa, baseada no direito de cada crianças e adolescente a sobreviver e desenvolver-se com saúde; a aprender e compartilhar seus aprendizados; a proteger-se a si mesma e aos outros do HIV/aids e de outros riscos à sua saúde; a crescer sem violência e promovendo a resolução pacífica dos conflitos; a ser prioridade nas políticas públicas e reivindicar políticas públicas que possam ter impactos positivos em suas vidas.

A Caravana baseia-se nos direitos da criança e tem resultados claros e mensuráveis que tornam melhor a vida das meninas e meninos.

A Caravana do Esporte surgiu em 2005. Desde então, 80 mil crianças e adolescentes participaram de aulas de futebol, vôlei, tênis, judô, atletismo, basquete e outras modalidades em 15 Estados e 39 municípios de baixo IDH, lugares isolados, áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, indicados pelo UNICEF.

Além do atendimento direto às crianças, 10 mil professores dessas mesmas localidades foram capacitados com o uso de materiais alternativos para incluir esportes e atividades físicas no dia a dia das crianças, promovendo a paz, o respeito, o desempenho escolar e o desenvolvimento.

Marta Sobral ensina basquete a crianças no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia
© UNICEF/BRZ/Andréia Néri
Marta Sobral ensina basquete a crianças no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia

Em 2007, a Caravana ampliou o trabalho para as comunidades populares dos grandes centros urbanos. Foram visitadas comunidades em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2009, a Caravana está atendendo mais 35 mil crianças e 3.500 professores em 12 comunidades.

Quando a Caravana chega, crianças e adolescentes participam de aulas de futebol, vôlei, tênis, judô, atletismo, basquete e outras modalidades. As oficinas são oferecidas por atletas, entre eles Ana Moser, Marta Sobral, Raí, Sócrates, Patrícia Medrado, Carioquinha, Eduardo Bacellar.

 

 
unite for children