Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Cooperação Horizontal Sul-Sul

A cooperação sul-sul é uma estratégia global do UNICEF para fomentar, com equidade, o desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o mundo. Promove a troca de experiências bem-sucedidas e de conhecimentos técnicos que possam auxiliar países em desenvolvimento a implementar políticas e programas para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo; a erradicação da pobreza; a segurança alimentar; o aumento de poder de meninas e mulheres; a garantia de direitos humanos; entre outras modalidades. Tais trocas de conhecimentos técnicos, experiências e boas práticas abrem espaço para canais de diálogo e aprendizado mútuo entre países.

O escritório do UNICEF no Brasil é o único que possui uma unidade especialmente dedicada à promoção de cooperação sul-sul. Para a implementação do programa, um Memorando de Entendimento foi assinado entre o Governo do Brasil e o UNICEF para a Cooperação Horizontal Sul-Sul em 2011, estabelecendo as bases para a implementação de programas específicos de cooperação técnica e atividades relacionadas aos direitos, com equidade, das crianças, dos adolescentes e das mulheres.

O UNICEF trabalha de acordo com as prioridades nacionais para crianças, adolescentes e mulheres, consolidando as atividades de cooperação técnica trilateral e humanitária entre países em desenvolvimento. Para a implementação do programa, a Unidade de Cooperação Horizontal Sul-Sul trabalha a partir de três estratégias:

  1. Desenvolvimento das Políticas Brasileiras de Cooperação Horizontal Sul-Sul, dando destaque às crianças: o UNICEF apoia a agenda de cooperação sul-sul do governo brasileiro em níveis nacionais e subnacionais, defendendo as questões que afetam crianças para garantir a aprendizagem global de experiências e inovações brasileiras para o desenvolvimento inclusivo.
  2. Programas de Cooperação Horizontal Sul-Sul com parceiros: o UNICEF trabalha em parceria com o governo brasileiro nos níveis federal, estadual e municipal para identificar novas oportunidades para o estabelecimento de alianças estratégicas que servirão como quadros para a identificação, formulação e implementação de apoio à capacitação e apoio técnico por meio de projetos de Cooperação Horizontal Sul-Sul com diversos parceiros e com apoio técnico e não técnico do Brasil.
  3. Gestão do conhecimento: o UNICEF no Brasil está trabalhando para fortalecer a gestão de conhecimento por meio da documentação e compartilhamento de boas práticas e inovações adaptáveis a outros países que desejem aprender com as soluções inovadoras brasileiras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O UNICEF e o Governo do Brasil trabalham em parceria global para assegurar o direito de todas as crianças a educação, nutrição adequada, água potável, saneamento básico, saúde e para que estejam protegidas da discriminação, exploração, violência e abuso.

O escritório do UNICEF no Brasil facilita a troca de conhecimentos e experiências bem-sucedidas para assegurar que os direitos das crianças, dos adolescentes e suas famílias estejam no centro da agenda de cooperação sul-sul, apoiando também a adaptação, reprodução e implementação de projetos por meio da inovação, desenvolvimento de estratégias e de capacidades no países beneficiários de forma a auxiliá-los a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e construir uma agenda global que reflita as necessidades de países em desenvolvimento.

 

 
unite for children