Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Sul-Sul Horizontal

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Projeto Raízes do Futuro ajuda adolescente a gerenciar recursos e planejar o futuro

© Raul Gimenez

"Se eu pudesse voltar no tempo, respeitaria muito mais meus professores". A frase de Guilherme Maia da Silva, de 15 anos, demonstra o processo de amadurecimento que o adolescente vem vivendo nos últimos meses. Educando da ONG Vivenda da Criança, ele conta que sua participação no projeto Raízes do Futuro, em 2013, o ajudou na aprendizagem de outros valores, como o respeito às diferenças, o combate ao preconceito, o autoconhecimento, a importância de ser responsável pelos seus atos e de gerenciar melhor seus recursos para poder se desenvolver.

Somadas aos conhecimentos que vem adquirindo no curso profissionalizante, essas aprendizagens estão ajudando Guilherme a se sentir melhor preparado para o mundo do trabalho e para a vida.

Ele relembra, por exemplo, a grande importância que a oficina de Educação Financeira – ministrada pelos voluntários do Barclays pelo projeto Raízes do Futuro – teve em sua vida: "Dinheiro comigo era gasto em um dia. Depois da oficina, eu já consegui guardar um bom dinheiro. Quero fazer faculdade e não só depender dos meus pais pra comprar minhas coisas", conta.

O adolescente também destaca as dicas de currículo e simulações de entrevistas na oficina. "O currículo tem que ser bem construído para que a empresa não tenha uma imagem errada sobre mim", explica. "As simulações de entrevista me fizeram perceber que dá para controlar o nervosismo. Eu não sabia que era capaz de fazer uma entrevista sem ficar nervoso. Foi uma ótima experiência".

Guilherme tem o desejo de se formar em mecatrônica e conta que o projeto foi fundamental para que ele começasse a se planejar e se dedicar para que isso se concretize, caprichando nos estudos e economizando dinheiro para custear sua formação.

Raízes do Futuro – O projeto Raízes do Futuro faz parte de uma parceria global entre o UNICEF e o Barclays, que tem como objetivo capacitar 74 mil jovens em situação de vulnerabilidade em seis países: Brasil, Egito, Índia, Paquistão, Uganda e Zâmbia, de forma a desenvolver habilidades e competências para auxiliá-los a atingir seu pleno potencial no mundo do trabalho e na vida.

No Brasil, as ações estão sendo realizadas, desde novembro de 2012, em parceria com cinco organizações não governamentais que atuam na área: Instituto Rugby para Todos, Associação Beneficente Vivenda da Criança, Instituto Dom Bosco, Instituto Reciclar e Sociedade Benfeitora do Jaguaré. A coordenação técnica é do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento (Cieds).

 

 
unite for children