Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

COMO ATUAMOS

© UNICEF/BRZ/Balaguer

Por meio do esporte seguro e inclusivo, o UNICEF pretende promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e, dessa forma, construir um mundo melhor e mais justo.

Nosso alvo são meninas e meninos mais vulneráveis, cujo desenvolvimento pleno é gravemente comprometido por barreiras sociais, culturais, físicas, étnico-raciais e geográficas.

Ajudar a garantir condições essenciais para o desenvolvimento do potencial de cada criança e de cada adolescente é o objetivo do UNICEF. Para isso, a organização atua de forma articulada com um grande time formado por instituições e pessoas comprometidas com a causa da infância e da adolescência e qualificadas para identificar, desenhar ou colocar em prática ações capazes de garantir os direitos de crianças e adolescentes.

Fazem parte desse time governos, organizações da sociedade civil e internacionais, setor privado, jornalistas, artistas, atletas, comunidades, famílias, e as próprias crianças e adolescentes.

Por meio da articulação com esses diversos parceiros, o UNICEF atua em nível federal, estadual, municipal e comunitário:

Influenciando políticas públicas
Como parte das Nações Unidas, o UNICEF tem grande força de mobilização. O que torna o trabalho do UNICEF único é a sua capacidade de realizar ações diretamente em campo – atuando onde crianças e suas famílias vivem – e, ao mesmo tempo, dialogando com os gestores públicos e tomadores de decisões, que influenciam a vida de milhões de pessoas.

O UNICEF também trabalha para colocar a redução das iniquidades como prioridade da agenda de governos, sociedade civil e empresas, promovendo a conscientização, dando visibilidade ao tema da infância e melhorando o acesso, custo e qualidade de programas e serviços oferecidos a meninas e meninos.

Inspirando e mobilizando pessoas e organizações para desenvolver políticas e ações inovadoras
Com presença em 191 países, o UNICEF desenvolve programas a partir de experiências e boas práticas internacionais na área de esporte para o desenvolvimento e a paz.

A organização atua com tomadores de decisão – de governos a lideranças comunitárias – para tornar realidade ideias inovadoras.

O UNICEF também realiza campanhas e ações de mobilização como forma de fortalecer o time de aliados pela causa do direito ao esporte seguro e inclusivo.

Garantindo a sustentabilidade das ações em grande escala
Ao ajudar a transformar ideias e ações em políticas públicas, o UNICEF gera impactos de larga escala e grande alcance. Com isso, gera mudanças sustentáveis e garante que os benefícios cheguem a crianças e adolescentes que dificilmente seriam alcançados por projetos pontuais.

Monitorando e avaliando o impacto das ações na vida de crianças e adolescentes
O UNICEF assegura que a efetividade, eficiência, relevância, impacto e sustentabilidade de ações na área do esporte para desenvolvimento e a paz sejam regularmente avaliadas e sejam prioridade.

Como o monitoramento e avaliação são críticos para a implementação efetiva de programas, o UNICEF trabalha para que os recursos destinados a avaliações de impacto sejam identificados e alocados.

Institucionalizando a participação dos adolescentes
O UNICEF realiza ações para garantir que meninas e meninos expressem suas opiniões e participem do processo de formulação de politicas públicas e de decisões que afetam sua vida.

 

 
unite for children