Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Direito ao esporte seguro e inclusivo

Uma meta, um time!

© Fotos: UNICEF/BRZ/Cavadas

No intervalo de apenas dois anos, o Brasil sediará os maiores eventos esportivos do planeta. Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada em 12 cidades brasileiras e, em 2016, será a vez da cidade do Rio de Janeiro receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O momento não poderia ser mais oportuno para se refletir sobre a garantia do direito ao esporte seguro e inclusivo para crianças e dos adolescentes e sua contribuição para o desenvolvimento integral de meninas e meninos brasileiros.

Praticar esportes é, antes de mais nada, um direito garantido a cada criança e a cada adolescente. E, somado ao conjunto dos demais direitos, oferece mais qualidade de vida a meninas e meninos.

O esporte seguro e inclusivo oferece as condições essenciais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos e, assim, ajuda a promover a transformação social.

Líder mundial em conhecimento relacionado à infância e à adolescência, o UNICEF adota o esporte para o desenvolvimento como uma estratégia transversal em suas ações de redução das iniquidades para, dessa forma, promover a universalização dos direitos e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio com equidade.

No Brasil, o UNICEF vem desenvolvendo com governos e sociedade ações inovadoras e de impacto em áreas onde os desafios são mais críticos: o Semiárido, a Amazônia e as comunidades populares dos grandes centros urbanos.

Essas iniciativas vêm demonstrando que, com a união de esforços, é possível reduzir as iniquidades que afetam a vida de milhares de meninas e meninos nessas áreas geográficas.

O UNICEF acredita que é possível criar um mundo onde:

  • meninos e meninas brinquem e pratiquem esportes em espaços seguros e acessíveis a todos;
  • escolas incluam educação física como parte de seus currículos escolares e contem com professores qualificados, quadras e materiais esportivos adaptados e espaços para brincar com segurança;
  • famílias brinquem com seus filhos em parques ,quadras e espaços públicos seguros;
  • crianças e adolescentes cresçam saudáveis com suas famílias e amigos por meio da pratica esportiva, exercendo sua cidadania e respeitando a diversidade.

Vamos construir esse mundo juntos?

ESPORTE É COISA SÉRIA!
O UNICEF promove a brincadeira, o jogo, e o esporte seguro e inclusivo, porque é um direito; é um meio para garantir outros direitos; é um meio poderoso de mobilizar todos pela infância e adolescência; promove a inclusão e reduz iniquidades; é divertido.

COMO ATUAMOS
Por meio do esporte seguro e inclusivo, o UNICEF pretende promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e, dessa forma, construir um mundo melhor e mais justo.

FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA!
O UNICEF desenvolve ações em larga escala e em articulação com governos e sociedade civil, abrindo espaço para que os parceiros sejam coautores das ações realizadas. Saiba com você e sua organização podem fazer parte dessa história.

 

 

 

 

nossa VISÃO

Um mundo mais justo onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva.

nosso OBJETIVO

Ajudar o Brasil a garantir condições essenciais para o desenvolvimento pleno de cada criança e de cada adolescente, garantindo o direito ao esporte seguro e inclusivo e usando o esporte como um meio para assegurar outros direitos fundamentais e reduzir as barreiras sociais, econômicas, culturais, físicas, étnico-raciais e geográficas.

nossos PRINCÍPIOS NORTEADORES

Esporte como direito
Brincar, jogar e praticar esportes de forma segura e inclusiva é um direito de cada criança e cada adolescente, garantido pelo Artigo 31 da  Convenção sobre os Direitos da Criança e no Brasil, pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Inclusão
O UNICEF trabalha para que garantir que cada criança e cada adolescente – incluindo os mais  vulneráveis – possam participar de jogos e atividades esportivas seguras, não importando sua idade, raça, gênero ou orientação sexual. O UNICEF usa o esporte também como um meio de inclusão de crianças com deficiências e para mudar atitudes e comportamentos discriminatórios em relação a elas.

Segurança e Proteção
Toda criança tem o direito não apenas ao esporte, mas a aproveitar as práticas esportivas e brincar de forma segura, de acordo com sua idade e condição física. Além disso, esforços devem ser feitos para garantir um ambiente onde meninas e meninos são protegidos de todas as formas de violência e exploração.

Sustentabilidade das ações
Para garantir o direito ao esporte seguro e inclusivo de forma sustentável, o UNICEF se articula com governos para transformar ações em políticas públicas, gerando impacto de larga escala e de grande alcance.
unite for children