Projetos apoiados
Nacional
Projeto: II Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/aids Parceiro: Grupo de Apoio à Prevenção à aids da Bahia
Proposta: Este projeto realizou o II Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/aids, que aconteceu em Salvador, de 19 a 21 de outubro de 2007. Participaram adolescentes e jovens (entre 14 e 20 anos) que vivem com o HIV e especialistas de todas as regiões do País. O encontro buscou construir um espaço para a interlocução e troca experiências entre jovens vivendo com HIV e aids, familiares, profissionais e lideranças comunitárias. Além disso, contribuiu para que os jovens descobrissem as possibilidades de atuação em relação aos desafios locais e conhecessem e se articulassem com outros adolescentes e com as redes já existentes de luta contra a aids.
Beneficiados: 160 jovens (de 14 a 20 anos) vivendo com HIV /aids e 40 profissionais que trabalham nas áreas de educação e saúde com jovens.
Contato: Gladys Almeida – Telefone: (71) 3328 9200
E-mail: gapaba@terra.com.br
Website: www.gapabahia.org.br
Projeto: Comunicação Para a Vida
Parceiro: Revista Viração
Proposta: O Projeto Comunicação para a Vida pretende contribuir para o fortalecimento de adolescentes e jovens vivendo com HIV. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas três atividades principais: 1) reformulação do Portal Viração e criação de área exclusiva para jovens vivendo com HIV/aids; 2) cobertura educomunicativa, pela Agência Virajovem de Notícias, do II Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids, que aconteceu de 19 a 21 de outubro de 2007 em Salvador, BA; 3) produção de edição especial da Revista Viração, com enfoque nos temas tratados no encontro em Salvador.
Contato: Paulo Lima – Telefone: (11) 3237 4091
E-mail: redacao@revistaviracao.org.br
Website: www.revistaviracao.org.br
Ceará
Projeto: Saúde e Prevenção na Escola, um compromisso com a sociedade cearense: Por Amor a Vida
Parceiro: Fundação Instituto Cearense de Saúde Reprodutiva – Ficsare
Proposta: Prevenir as DST e aids em populações jovens com ênfase na transmissão vertical do vírus, que é a principal forma de contaminação nessas populações. E, ainda, sensibilizar lideranças municipais para constituição de grupos gestores municipais como estratégia de promoção da prevenção das DST e aids nas escolas, com destaque para municípios onde a prevalência da aids é considerada alta.
Beneficiados: 20.000 crianças, 500 adolescentes e jovens dos municípios cearenses.
Contato: Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira – Telefone: (85) 3265 3472
E-mail: ficsare@veloxmail.com.br
Maranhão
Projeto: Educar e Aprender
Parceiro: Bemfam – Bem-estar familiar no Brasil
Proposta: Ampliar o conhecimento de professores sobre a saúde sexual e reprodutiva para promoção de comportamentos seguros entre jovens e adolescentes com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades de adolescentes e jovens às DST/HIV/aids e a gravidez não planejada. Fortalecer as capacidades municipais em áreas selecionadas na Amazônia Legal para o desenvolvimento de ações em SSR (Saúde Sexual e Reprodutiva) com grupos indígenas na região.
Beneficiados: 3.750 adolescentes e jovens, meninos e meninas, de baixa renda, em sua maioria mestiça, moradores dos municípios-alvo do projeto; 1.250 pais e responsáveis de adolescentes e jovens, meninos e meninas, de baixa renda, em sua maioria mestiça, moradores dos municípios-alvo do projeto; 250 municípios com IDH médio de 0,57; 20 municípios com IDH médio de 0,57 e 8 municípios da Amazônia Legal.
Contato: Graça Lima – Telefone: (98) 3212 8680
E-mail: deplan@bemfam.org.br
Website: www.bemfam.org.br
Pará
Projeto: Saúde e Prevenção na Escola
Parceiros: Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sespa), Rede Txai Jovem Paravida, Universidades Estadual do Pará (UEPA) e Federal do Pará (UFPA)
Proposta: Apoio, acompanhamento e monitoramento de ações e atividades do Grupo Gestor Estadual do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), desenvolvido em parceria com o MEC, MS, UNICEF e UNESCO. O projeto também se propõe a facilitar e articular ações ao longo do processo de implantação do programa nos municípios, para a promoção da saúde sexual e reprodutiva, redução da vulnerabilidade dos adolescentes e jovens às DST/HIV/aids e à gravidez não planejada na adolescência. Para tanto, articula instituições parceiras (governamentais e não-governamentais) para fortalecer a institucionalidade do Programa e sua sustentabilidade, abrindo espaços para o protagonismo juvenil.
Beneficiados: Estudantes do ensino médio de 70 escolas do Estado do Pará
Contato do UNICEF: Vanderlucia Ponte – Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: vponte@unicef.org
Projeto: Oficinas Pedagógicas de DST/aids para o Povo Indígena Gavião
Parceiros: Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Museu Paraense Emílio Goeldi, lideranças indígenas, Secretaria de Educação (Seduc) e Projeto Raízes – Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SejuDH)
Proposta: Realização de oficinas pedagógicas de DST/aids para o povo indígena Gavião. Participam das oficinas agentes de saúde e de saneamento indígenas, professores, lideranças e profissionais de saúde que atuam no Distrito Sanitário do Guamá-Tocantins (Dsei Guatoc) Pólo Marabá, no Pará. Sexualidade, processo de transmissão de DST/HIV/aids, prevenção entre os jovens e prevenção da mãe para a criança são os temas abordados. Entre os produtos dessas oficinas, destaca-se o material educativo na língua dos índios Gavião – Timbira Oriental, da família Jê –, com especificidade para cada aldeia a partir do olhar e da compreensão que cada grupo tem sobre saúde. Essas oficinas serão referências para construção de metodologia que respeite o contexto cultural do povo Gavião.
Beneficiados: 642 pessoas em três aldeias, 22 agentes indígenas de saúde, 22 agentes sanitários indígenas, 10 professores
Contato do UNICEF: Vanderlucia Ponte – Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: vponte@unicef.org
Projeto: Serviço de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Vivendo com HIV
Parceiro: Secretaria de Saúde (Sespa)
Proposta: Desenvolvimento de políticas públicas para crianças e adolescentes que vivem com HIV/aids. O objetivo é a implantação de serviço de atenção integral, incluindo ações com seus familiares. O projeto prevê o desenvolvimento de serviços de apoio e aconselhamento às famílias na revelação do diagnóstico do HIV e no acompanhamento do tratamento e intercorrências. Também possibilita espaços de escuta e discussões com os adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva, DST/HIV/aids, gravidez e direitos. Há um processo de sensibilização com os profissionais de saúde para que possam dar apoio à família na revelação do diagnóstico, acompanhamento e tratamento das crianças e adolescentes. São realizados encontros quinzenais com as famílias e com os adolescentes. Os profissionais de saúde serão envolvidos nas atividades, de maneira a possibilitar o desenvolvimento de serviços humanizados. Também são criados espaços de convivência e atuação dos jovens, de forma que eles possam se sentir à vontade, conversar e participar da construção de sua identidade social e pessoal.
Beneficiados: 517 Crianças, 100 adolescentes e familiares vivendo e convivendo com HIV
Contato do UNICEF: Vanderlucia Ponte – Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: vponte@unicef.org
Piauí
Projeto: Calango: Saúde e Prevenção nas Escolas
Parceiro: Ação Social Arquidiocesana – ASA
Proposta: Prevenção das DST e aids entre adolescentes e jovens e a prevenção da transmissão vertical do HIV/aids. Além disso, promover capacitação continuada para os municípios que participam do Selo UNICEF, ressaltando que esses municípios representam 85,90% das localidades que fazem parte do Semi-árido.
Beneficiados: 654 diretamente e 35.410 indiretamente adolescentes do Semi-árido piauiense, originários de famílias com baixa renda, nível de escolaridade mediana com paridade de gênero e raça.
Contato: Padre Antônio Soares Batista (Presidente da ASA) – Telefone: (86) 3223 7458
E-mail: pastoraldomenor@uol.com.br
Website: www.asateresina.org.br
São Paulo
Projeto: Tecer o Futuro – 2º semestre de 2007
Parceiro: Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto
Proposta: O Projeto Tecer o Futuro visa ao desenvolvimento de ações que contribuam para a inclusão de adolescentes que vivem com HIV/aids na sociedade. Para isso, serão organizadas ações com o objetivo de promover a garantia dos direitos, o acesso e disseminação de informação, a proteção e o protagonismo dos beneficiados. O presente projeto será desenvolvido inicialmente na região leste da cidade de São Paulo, podendo ser ampliado para outras regiões, cidades e Estados, por meio das seguintes ações/atividades: 1. Teatro interativo de bonecos – Fala Sério !; 2. Rede Multidisciplinar Virtual; 3. Centro de Educação e Documentação sobre Adolescer Vivendo com o HIV (Cedoc).
Beneficiados: 3.540 crianças, adolescentes, famílias e profissionais da área de HIV/aids, sendo 1.120 diretamente e 2.420 indiretamente.
Contato: Ana Maria Peres ou Ana Teresa Bonilha – Telefones: (11) 6696 3200 ou 6694 4510
E-mail: acolhe@acolhe.org.br ou anatcedoc@terra.com.br
Website: www.acolhe.org.br
Rio Grande do Norte
Projeto: Saúde e Prevenção nas Escolas no Fortalecimento dos Grupos Gestores Municipais
Parceiro: Canto Jovem
Proposta: Aumentar a participação dos adolescentes e jovens dos municípios do Rio Grande do Norte no Programa Saúde e Prevenção nas Escolas por meio dos Grupos Gestores Municipais, e contribuindo no processo de prevenção às DST e aids.
Beneficiados: Diretamente 180 profissionais de saúde e educação e 60 adolescentes e jovens e indiretamente os adolescentes e jovens de 20 municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
Contato: Ildete Mendes Silva de Souza – Telefone: (84) 3201 0772 ou 3221 3144
E-mail: cantojovem@cantojovem.org.br
Website: www.cantojovem.org.br