Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Sul-Sul Horizontal

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Competências familiares

© UNICEF/BRZ/Chico Gadelha

Para o UNICEF, as famílias são o espaço natural e privilegiado para garantir que cada criança tenha assegurados seus direitos à saúde, à educação de qualidade, à igualdade, à proteção e à participação, com a absoluta prioridade determinada pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Competências familiares são os conhecimentos, saberes e habilidades somados à afetividade e a atitudes e práticas das famílias que facilitam e promovem a sobrevivência, o desenvolvimento, a proteção e a participação das crianças de até 6 anos.
Para que cumpra bem o seu papel, a família precisa ser apoiada e fortalecida. Essa tarefa exige o aprimoramento de comportamentos, habilidades e atitudes, desafio que o UNICEF vem enfrentado, junto com organizações governamentais e não governamentais.

Por isso, desde a década passada, o UNICEF tem desenvolvido uma série de estratégias para fortalecer as competências familiares na atenção às crianças de até 6 anos, sempre em parceria com os governos, a sociedade civil, as empresas e as próprias famílias.

A estratégia do UNICEF teve como ponto de partida a produção e implementação do kit Família Brasileira Fortalecida, um conjunto de cinco álbuns que explicam, de maneira simples e prática, os cuidados necessários com as crianças desde a gestação até 6 anos de idade. O kit Família Brasileira Fortalecida ganha uma nova versão no ano de 2013, com atualizações importantes das políticas nacionais de saúde e de desenvolvimento infantil.

Essa nova edição conta com a participação de 21 parceiros e do governo federal. O kit já vem sendo utilizado em várias partes do País por agentes de saúde, médicos, professores e outros atores. Foram impressos milhares de cópias do material ao longo dos anos, beneficiando milhões de brasileiros.

A meta é que o kit chegue a famílias de todos os Estados, principalmente aquelas mais excluídas, especialmente as quilombolas, as indígenas, as que vivem nas comunidades populares dos grandes centros urbanos, no Semiárido e na Amazônia.

Para ter acesso à nova edição, clique aqui.

 

 
unite for children