Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Competências municipais

© UNICEF/BRZ/Luca Bonacini

Competências municipais referem-se às políticas, serviços e atividades intersetoriais que os municípios desenvolvem para concretizar os direitos da infância, da adolescência e de cada um dos membros do núcleo familiar.

Com o fortalecimento de programas e serviços sociais, como os de saúde e educação, oferecidos nos municípios e pelos municípios, é possível estabelecer um diálogo entre a família e o poder público em torno da busca de soluções para problemas que atingem crianças de até 6 anos. 

Para ajudar os municípios brasileiros a ampliar e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à primeira infância, o UNICEF lançou, em 2005, a publicação O município e a criança de até 6 anos. O livro reúne informações sobre projetos, ações e políticas municipais que têm grande impacto na vida de crianças. Além disso, mostra como cada um dos atores sociais pode atuar para que isso aconteça. Com o auxílio da publicação, mais de 3 mil gestores municipais, em 885 municípios de nove Estados brasileiros, já foram capacitados, com o objetivo de melhorar as competências municipais em relação às suas crianças de até 6 anos de idade.

 

 

 

 

O município e a criança de até 6 anos

Conheça a publicação
O município e a criança de até 6 anos, que reúne informações sobre ações que têm grande impacto sobre o destino de meninas e meninos brasileiros.


unite for children