Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Sul-Sul Horizontal

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Ações do UNICEF

© UNICEF/BRZ/Alejandra Martins

As estatísticas são motivos de preocupação. Para se ter uma idéia, mais de 1/3 dos adolescentes brasileiros (cerca de 8 milhões) vivem em famílias com renda per-capita inferior a meio salário mínimo. Esses adolescentes, em média, possuem pelo menos três anos de defasagem escolar considerando a relação idade-série. Entre eles, encontram-se mais de um milhão de adolescentes que são analfabetos.

Desestimulados pelo fracasso escolar, pela baixa qualidade da educação e pela necessidade de gerar renda, tendem a abandonar o sistema educacional, tornam-se pais e mães precocemente, passam a constituir a principal força do mercado informal de exploração do trabalho e tornam-se as maiores vítimas da violência.

Para garantir aos adolescentes condições apropriadas a seu pleno desenvolvimento, assim como a proteção necessária, considerando as diversidades regional, étnica e de gênero, as ações do UNICEF no Brasil concentram-se em dois eixos: 

  • Participação – Busca promover e estimular a participação dos adolescentes nos processos de decisão na família, nas escolas, nos movimentos comunitários, nas políticas públicas (orçamento, conselhos, entre outros) e em grupos de jovens.
  • Políticas públicas para a redução da vulnerabilidade dos adolescentes – Pretende garantir que União, Estados e municípios construam e implementem políticas públicas que busquem responder às necessidades dos adolescentes brasileiros. São ações de educação e aprendizagem, de saúde integral, de assistência social e cultural, de esporte e lazer voltadas para a redução da vulnerabilidade relacionada à exclusão social e educacional e para a prevenção da violência, da gravidez precoce e das DST/aids.

 

 
unite for children