Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Voz dos adolescentes

© UNICEF/BRZ/Mila Petrillo

O projeto Voz dos adolescentes promove um espaço de interação e de troca de idéias, no qual adolescentes podem debater com seus pares assuntos relacionados à participação política e ao exercício pleno da cidadania.

As ações se dividem em quatro eixos de atuação:

Pesquisa Adolescentes e jovens do Brasil: participação social e política
A pesquisa Adolescentes do Brasil, lançada em novembro de 2007, entrevistou mais de 3 mil adolescentes de todas as regiões brasileiras e 210 indígenas de 15 municípios para ajudar a identificar os interesses, as preocupações, o valores e as motivações dos adolescentes brasileiros.

Com essa pesquisa, o UNICEF ajuda a orientar os formadores de opinião, tomadores de decisão, governos e a sociedade em geral na promoção de políticas públicas mais eficazes na garantia dos direitos dos adolescentes.

A pesquisa Adolescentes e jovens do Brasil deu continuidade ao estudo A Voz dos Adolescentes, lançado em 2002.

Processo de mobilização e capacitação
O UNICEF e seus parceiros utilizam programas de televisão, jornais, rádios, boletins informativos e outras mídias para estimular adolescentes a participar de atividades em suas comunidades, municípios, Estados ou em nível nacional. Esses eventos representam uma grande oportunidade para a construção de redes de trocas de informações com instituições e outros adolescentes.

Todos os anos, entre os grupos mobilizados são escolhidos representantes que recebem capacitação específica em educação de pares em um curso nacional. Estes adolescentes desenvolvem projetos de mobilização em suas comunidades para repassar os conteúdos dos cursos.

Estratégia de apoio a grupos locais e formação de redes
O UNICEF também usa sua rede de parcerias e alianças institucionais para apoiar grupos locais de adolescentes do Semi-árido brasileiro, da Amazônia e das comunidades populares dos grandes centros urbanos. São projetos de organizações não-governamentais que atuam diretamente com os adolescentes na promoção do acesso à educação, saúde, desenvolvimento social, cultura, esporte e lazer.

Nesse sentido, o UNICEF busca facilitar a organização de redes de jovens comunicadores e daqueles que atuam na prevenção das DST e aids; de adolescentes do campo, indígenas e quilombolas. Além disso, apóia a Rede Sou de Atitude de monitoramento de políticas públicas e orçamento.

Portal na Internet e a Revista Viração
Com o objetivo de colocar em contato os grupos e os adolescentes que têm acesso à Internet, foi criado o portal Voz dos adolescentes. O site funciona como uma grande sala de encontro, de diálogo, de troca de informações e de experiências, além de ser um espaço privilegiado de socialização de oportunidades. Visite o site www.vozdosadolescentes.org.br.

Os adolescentes e grupos que não têm acesso à Internet poderão conferir o conteúdo em boletins informativos e na Revista Viração.

 

 

 

 

Voz dos Adolescentes


Adolescentes e jovens do Brasil

Revista Viração

unite for children