Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Laços Sul-Sul

A Rede Laços Sul-Sul foi lançada em 2004, pelo governo brasileiro. Promovendo a solidariedade entre países em desenvolvimento e um modelo de cooperação horizontal, a iniciativa proporciona o intercâmbio de informações e a elaboração conjunta de estratégias e planos de ação para o enfretamento, tratamento e cuidados relativos ao HIV/aids.

Esse modelo de cooperação Sul-Sul conta com uma abordagem centrada na defesa dos direitos humanos como tema transversal, com enfoque nos direitos de cada pessoa a saber como proteger a si mesma e aos outros do HIV; a saber se vive ou não com o HIV; a ter acesso ao tratamento amplo e integrado, incluindo o tratamento pediátrico; e o direito de cada criança a nascer e crescer livre do vírus, evitando a transmissão vertical – aquela que acontece da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação. A cooperação busca, além de universalizar o acesso, estimular os cidadãos para que, de fato, utilizem os serviços de prevenção e tratamento oferecidos.

Ao lado do Brasil, participam da Rede Laços Sul-Sul Bolívia, Cabo Verde, Guiné Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O UNICEF aderiu à iniciativa com o objetivo de dar um enfoque especial à prevenção, ao tratamento e aos cuidados entre as gestantes, os adolescentes e as crianças.

 

 
unite for children