Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Participação dos adolescentes que vivem e convivem com o HIV

© UNICEF/BRZ/Flávia Ribas

Um dos eixos de atuação do UNICEF no enfrentamento ao HIV/aids é garantir que crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/aids tenham direito à participação e à convivência familiar e comunitária, além do acesso universal e utilização do tratamento para aqueles que precisam.

Entretanto, os direitos de crianças e adolescentes que vivem com o HIV/aids vão muito além do acesso ao tratamento adequado. É preciso entender esses direitos de forma abrangente, considerando, por exemplo, a educação e o aprendizado, a socialização, a sexualidade, ou seja, o direito de cada um de ser criança e adolescente.

Para levar o debate à agenda nacional, o UNICEF apóia a organização dos Encontros Nacionais de Adolescentes Vivendo com HIV/aids, além de promover encontros locais e regionais. A organização e o fortalecimento de grupos e redes de adolescentes soropositivos permitirão maior participação e voz a esses jovens, assegurando assim que eles participem do desenvolvimento e da implementação de políticas públicas que tenham o objetivo de garantir seus direitos.

 

 

 

 

Grupos de apoio a pessoas que vivem e convivem com HIV/aids

Gapa (Salvador)
Vhiver (Belo Horizonte)
Gestos (Recife)
Pela Vidda (Niterói)


unite for children