Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Ilustração de amamentação
© UNICEF/BRZ/Gian Calvi

Apesar de as crianças, após completarem seis meses de vida, precisarem de outros alimentos, o leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro. O leite materno ajuda a prevenir doenças enquanto for consumido.

A partir do sexto mês de vida, a criança deve mamar antes de consumir outro alimento para que ingira a quantidade necessária de leite materno. A dieta da criança deve incluir verduras descascadas, cozidas e amassadas; grãos, legumes e óleos, bem como peixe, ovos, frango, carne e derivados de leite, que são fontes de vitaminas e minerais.

No segundo ano de vida, a amamentação deve ser feita após as refeições ou em outros horários. A mãe pode continuar a amamentar até quando ela e a criança desejarem.

As principais diretrizes para uma alimentação complementar são:

  • Dos 6 aos 12 meses, amamente frequentemente e ofereça comida de três a cinco vezes ao dia.
  • Dos 12 aos 24 meses, amamente com frequência e ofereça a mesma comida que ao resto da família, cinco vezes ao dia.
  • A partir dos 24 meses, continue com a amamentação, desde que seja da vontade da mãe e da criança, e ofereça a mesma comida que ao resto da família, cinco vezes ao dia.

Os bebês ficam doentes com frequência quando começam a engatinhar, andar, brincar, beber e comer outros alimentos, que não o leite materno. Uma criança doente precisa de muito leite materno. O leite materno é nutritivo e de fácil digestão e deve ser oferecido quando a criança perde o apetite por outro tipo de alimento.

O leite materno pode confortar uma criança.

 

 
unite for children