Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Sobreviver e se desenvolver

Aprender

Proteger(-se) do HIV/aids

Crescer sem violência

Ser prioridade absoluta nas políticas públicas

Adolescentes

Raça e etnia

Esportes e lazer

Cooperação Sul-Sul Horizontal

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

A utilização de mamadeiras pode levar a doenças e à morte. Se uma mulher não puder amamentar o seu filho, ele deve ser alimentado com leite materno, ou um substituto, em um copo normal, limpo.

Mamadeiras e bicos sujos podem causar doenças, como diarreia e infecções no ouvido. A diarreia pode ser fatal para bebês. A melhor maneira de evitar doenças é esterilizar mamadeiras e bicos antes de utilizá-los. Mesmo assim, os bebês alimentados em mamadeiras são mais suscetíveis a contrair diarreia e outras infecções mais comuns do que os bebês amamentados.

O melhor alimento para uma criança que não pode ser amamentada é o leite de sua própria mãe, extraído de outra forma, ou o leite de outra mulher saudável. O leite materno deve ser dado ao bebê em um copo limpo e aberto. Mesmo os recém-nascidos podem ser alimentados com um copo aberto, que pode ser facilmente limpo.

O melhor alimento para uma criança, que não possa ser alimentada com o leite de sua mãe, é o leite de outra mãe saudável.

Se o leite materno não estiver disponível, um substituto, com a mesma equivalência nutricional, deve ser oferecido ao bebê em um copo. Bebês alimentados com substitutos para o leite materno correm um risco maior de morrer ou de contrair alguma doença.

A substituição do leite materno por outro alimento pode prejudicar o crescimento ou causar alguma doença, se a água adicionada não estiver na quantidade correta ou estiver suja. É muito importante ferver a água, deixá-la resfriar e seguir corretamente as instruções da embalagem do alimento substituto.

Tanto o leite animal quanto os preparados infantis estragam se deixados à temperatura ambiente por algumas horas. O leite materno pode ser conservado à temperatura ambiente por até oito horas, sem estragar. Mantenha-o em um recipiente limpo e coberto.

 

 
unite for children