Ano 4 - 1ª quinzena de abril de 2007
UNICEF LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO NO SEMI-ÁRIDO

No próximo 26 de abril, será lançada a edição 2008 do Selo UNICEF Município Aprovado, mobilizando prefeitos dos quase 1,5 mil municípios do Semi-árido para garantir os direitos dos cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes que vivem na região.

Os prefeitos serão convidados a se comprometer com metas de redução da mortalidade infantil e da desnutrição, aumento do número de mulheres com acesso ao pré-natal, garantia de que todos os bebês sejam registrados logo após o nascimento, acesso à água limpa para todas as crianças, acesso de meninos e meninas de 4 e 5 anos à pré-escola, melhoria na qualidade da educação fundamental, proteção das crianças contra a violência e a exploração, entre outras.

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

O Selo UNICEF Município Aprovado foi criado no Ceará, em 1999, onde três edições testaram e comprovaram sua eficiência na mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O modelo também foi testado e aprovado em uma edição na Paraíba, em 2002. Em 2005, o Selo foi expandido para todo o Semi-árido brasileiro.

Na edição de 2006, 1.179 municípios aceitaram o desafio do UNICEF e promoveram ações que, no período de dois anos, resultaram na redução da mortalidade infantil e da desnutrição de crianças pequenas acima da redução da média nacional.

No final de 2006, 192 municípios foram reconhecidos com o Selo por terem alcançado bons resultados na melhoria da vida de suas crianças.

Conheça os 192 municípios que ganharam o Selo UNICEF em 2006 em www.unicef.org.br

Os municípios participantes do Selo vão receber orientação e acompanhamento do UNICEF por meio de materiais e apoio técnico. Também são prioridade em algumas políticas e ações dos parceiros do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido. Os municípios que alcançarem bons resultados receberão o Selo UNICEF Município Aprovado em 2008.

Para aderir ao Selo, o prefeito deverá enviar a inscrição do município ao UNICEF até o próximo dia 15 de junho.

Mais informações: www.unicef.org.br ou www.selounicef.org.br

JOVENS DE SALVADOR PRODUZEM VÍDEO COM EMBAIXADORES DO UNICEF

Jovens da Núcleo de Produção Kabum! Novos Produtores, de Salvador (BA), são parte da equipe de produção dos vídeos e spots de rádio para o Selo UNICEF Município Aprovado 2008. O material vai ser usado para convocar cerca de 1,5 mil prefeitos de 11 Estados brasileiros para a segunda edição da iniciativa do UNICEF nos municípios do Semi-árido.

Na quarta-feira 11 de abril, os jovens gravaram em Salvador, com a Embaixadora do UNICEF Daniela Mercury. Na terça, foi a vez de gravar com o Embaixador do UNICEF Renato Aragão, no Rio de Janeiro.

As gravações começaram na segunda-feira, em Brasília, com a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Ao mesmo tempo, outra equipe de meninos e meninas da Kabum! trabalha na produção, animação e a edição dos materiais.

Kabum!
O Núcleo de Produção Kabum! Novos Produtores é um projeto da organização não-governamental Cipó Comunicação Interativa e Instituto Oi Futuro, que proporciona formação profissional a jovens nas linguagens de vídeo, fotografia, design e computação gráfica. O objetivo da Kabum! é promover a estes meninos e meninas acesso à cultura e inserção qualificada no mercado de trabalho.

PREVENÇÃO ÀS DST E AIDS É TEMA DE CAMPANHA NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO

A partir do dia 16 de abril, o Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, e o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo dão início às ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à aids em 235 escolas do ensino médio e fundamental do Estado de São Paulo. Vão participar 65 mil adolescentes. A iniciativa é parte do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), uma parceria dos ministérios da Saúde e Educação, com governos estaduais e municipais e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Os adolescentes vão usar materiais produzidos pelo UNICEF, em parceria com a MTV, para o SPE.

O lançamento das ações aconteceu nesta semana, durante a abertura da VII Semana da Assistência Farmacêutica, que este ano tem como tema a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à aids.

Kit Saúde e Prevenção nas Escolas

O kit de mobilização, produzido pelo UNICEF em parceria com a MTV para o SPE ajuda os adolescentes a entenderem, de maneira divertida, se e quando colocam em risco sua saúde e sua vida ao se exporem ao HIV e às DSTs. São Paulo será a primeira unidade da federação a fazer a mobilização, com a participação de 65 mil garotos e garotas. O kit já foi testado em Pernambuco, Ceará e Pará, em um projeto-piloto com mais de 1,6 mil alunos de escolas publicas no ano passado. Entre eles, 28% já haviam tido relações sexuais sem preservativos e 40% ainda não haviam tido relações sexuais. Entre os que tiveram relações sexuais desprotegidas, a maioria declarou ter compreendido a importância de fazer o teste anti-HIV e de mudar o comportamento nas próximas relações sexuais.

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal, que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org.br.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Adriana Alvarenga - tel.: (61) 3035 1947 ou Flávia Ribas - tel.: (61) 3035 1951