Ano 4 - 1ª quinzena de março de 2007
UNICEF APÓIA PLANO DE ENFRENTAMENTO À FEMINIZAÇÃO DO HIV/AIDS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta quarta-feira, 7 de março, no Rio de Janeiro, com o apoio do UNICEF, o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST e a Campanha de Prevenção das DST/AIDS nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades das mulheres em relação ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Casos de HIV/aids entre as mulheres cresce 44%

Ao lançar o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST, o governo federal e quer sensibilizar a população para o fato da epidemia de aids ter mudado o seu perfil, concentrando-se também entre as mulheres. O Plano é uma resposta ao crescimento de 44% na infecção por HIV entre mulheres no período de 1995 a 2005.

Saiba mais sobre o Plano e a Campanha em http://www.unicef.org.br

O Plano tem como algumas de suas metas dobrar o percentual de mulheres que realizaram testes anti-HIV (de 35% para 70%), reduzir a transmissão vertical de 4% para menos de 1% até 2008, aumentar a aquisição de preservativos femininos de 4 milhões em 2007 para 10 milhões em 2008, eliminar a sífilis congênita e ampliar os investimentos em pesquisas sobre a epidemia.

Já a Campanha de Prevenção das DST/Aids no Pan vai envolver os atletas na luta contra a aids com o objetivo de conscientizar a população para a importância de uma vida saudável e de uma maior auto-estima para a diminuição de algumas das vulnerabilidades associadas à transmissão do vírus da aids e de outras doenças.

UNICEF E YAHOO! FIRMAM PARCERIA PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

O UNICEF no Brasil e o portal Yahoo! acabam de firmar uma parceria pela promoção e defesa dos direitos das crianças. A partir desta quinta-feira, 8 de março, e até o próximo dia 15, a página Yahoo! Respostas trará a embaixadora do UNICEF no Brasil, Daniela Mercury, perguntando aos internautas o que eles acreditam que pode ser feito para ajudar a reduzir os novos casos de HIV e aids entre mulheres e meninas.

Ao final da enquete, Daniela Mercury escolherá e comentará a melhor resposta enviada. A página com a cantora também estará disponível, em espanhol, no portal do Yahoo! na Argentina.

A iniciativa será repetida ao longo do ano, com diferentes perguntas, embaixadores e parceiros do UNICEF. O objetivo é chamar a atenção do público sobre os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros a sobreviver e se desenvolver, aprender, crescer sem violência, proteger a si mesmos e aos demais do HIV/aids e ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

"O UNICEF desenvolve um importante trabalho no Brasil e no mundo e ficamos muito empolgados diante da possibilidade de juntarmos força na defesa da criança", afirma Fabio Boucinhas, gerente de buscas e de parcerias sociais do Grupo Yahoo!. "Da colaboração e da troca de informação pelos internautas, surgem possíveis soluções para lidar com problemas reais da sociedade", completa.

"Estamos apostando em um modelo de internet participativa que, para além de informar, dá às pessoas a oportunidade de opinar e de receber comentários sobre suas respostas. Dessa maneira, esperamos abrir novos caminhos para que cada internauta também participe da construção de um Brasil melhor para nossas crianças e adolescentes", afirma Kent Page, responsável pela área de comunicação do UNICEF no Brasil.

Mais informações: UNICEF: Adriana Alvarenga (61) 3035 1965 / Yahoo!: José Neto (11) 3054 9771

COMUNICADO DO UNICEF

Há alguns dias, diferentes veículos de comunicação vêm publicando tabela com dados sobre a maioridade penal em diversos países. Informamos que esses dados não foram coletados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e não são reconhecidos pelo UNICEF.

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal, que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org.br.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Adriana Alvarenga - tel.: (61) 3035 1965 ou Flávia Ribas - tel.: (61) 3035 1951