ESTUDO INÉDITO APONTA ESCOLAS DE SUCESSO EM TODO O PAÍS

UNICEF, Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançam, no dia 19 de dezembro, o estudo Aprova Brasil, o direito de aprender. Baseado nos resultados da avaliação Prova Brasil, o estudo analisa os motivos que levaram ao bom desempenho dos alunos de 4ª e 8ª séries em 33 escolas de Ensino Fundamental em todo o País.

PROVA BRASIL

A Prova Brasil foi a primeira avaliação em caráter universal nas escolas públicas, urbanas e com mais de 30 alunos na série avaliada, com o objetivo de testar o desempenho de português e matemática de crianças que freqüentavam turmas de 4ª e 8ª séries.

Cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes em mais de 40 mil escolas fizeram a prova em novembro do ano passado, realizada pelo Inep.

O estudo inédito selecionou as escolas levando em consideração o desempenho dos alunos na Prova Brasil e o perfil socioeconômico dos municípios onde as escolas estão inseridas, em 14 Estados e no Distrito Federal.

Foram os próprios meninos e meninas que apresentaram as escolas e suas comunidades aos pesquisadores. O estudo busca mostrar as experiências pedagógicas comuns que mais contribuíram para que cada criança pudesse exercer o seu direito fundamental a aprender.

O evento de lançamento, no auditório do MEC, às 11h (hora de Brasília), contará com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Confira os principais resultados da pesquisa e conheça as escolas pesquisadas na terça-feira 19 de dezembro, no site do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil: www.unicef.org.br.

UNICEF DESEJA UM FELIZ ANO NOVO ÀS CRIANÇAS BRASILEIRAS

Para 2007, o UNICEF deseja que todas as crianças e todos os adolescentes brasileiros tenham garantidos seus direitos a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger (-se) do HIV/aids, crescer sem violência e ser prioridade nas políticas.

Em 2006, o UNICEF comemorou 60 anos de atuação em todo o mundo. No Brasil, o UNICEF trabalha há 56 anos para assegurar os direitos de cada menina e menino brasileiro, em aliança com a sociedade civil, os governos, os parceiros do setor privado, as crianças e os adolescentes.

F E L I Z  N A T A L    E    F E L I Z   A N O   N O V O!

Faça você também um desejo pelas crianças brasileiras e envie cartões de Natal do UNICEF. Acesse www.unicef.org.br para conhecer nossa coleção.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda de presentes e cartões do UNICEF no Brasil é investido exclusivamente em projetos no País.

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal, que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org.br.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Pedro Ivo Alcântara - tel.: (61) 3035 1953 ou Flávia Ribas - tel.: (61) 3035 1951