1ª quinzena de dezembro - 2006
UNICEF DIVULGA RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE A SITUAÇÃO DA INFÂNCIA

O UNICEF divulga, na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, o relatório Situação Mundial da Infância 2007. O estudo revela violações de direitos de mulheres e crianças e alerta que a eqüidade de gênero é essencial para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para todos.

O relatório também apresenta sugestões do UNICEF para a redução da iniqüidade entre homens e mulheres, meninos e meninas.

No Brasil, o UNICEF pede mais investimentos em pré-natal, educação e participação política das mulheres.

O documento estará disponível na internet, em português, a partir das 9h do dia 11 de dezembro, em www.unicef.org.br.

UNICEF COMEMORA 60 ANOS DE ATUAÇÃO EM FAVOR DA INFÂNCIA

O lançamento do relatório Situação Mundial da Infância 2007 faz parte das comemorações dos 60 anos do UNICEF.

A história do UNICEF em todo o mundo começa em 11 de dezembro de
1946
, quando foi criado para ajudar
as crianças e os adolescentes vítimas da segunda guerra mundial na Europa, no Oriente Médio e na China.

Desafios para os próximos anos

Apesar dos muitos avanços alcançados no Brasil, milhares de crianças e adolescentes  foram deixados para trás. Em sua maioria, são negros, indígenas, vivem no Semi-árido, nas comunidades populares dos grandes centros urbanos, na Amazônia. É preciso garantir a cada um deles, sem exceção, seus direitos a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se do HIV/aids, crescer sem violência e ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

Em 1950, a Assembléia Geral decidiu pela prorrogação do mandato do UNICEF. Foram criados escritórios em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Em suas primeiras décadas de atuação no Brasil, o UNICEF concentrou suas ações na sobrevivência das crianças, ajudando a reduzir drasticamente as taxas de mortalidade infantil. Grandes campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, de incentivo ao aleitamento materno, sobre a utilização do soro caseiro, entre outras, foram promovidas e apoiadas pelo UNICEF.

Nos anos seguintes, o UNICEF ajudou na criação e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Também investiu na garantia da universalidade do acesso à educação e na melhoria da qualidade do ensino e no enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil.

Já no início deste século, o UNICEF articulou governos estaduais e federal e quase 1,2 mil municípios pela garantia dos direitos das crianças no Semi-árido e voltou suas atenções para o fortalecimento das famílias e a promoção da eqüidade.

Para saber mais sobre as ações do UNICEF no Brasil, acesse www.unicef.org.br

  Para lembrar os 60 anos do UNICEF, seu embaixador no Brasil, Renato Aragão, gravou um spot que
  pode ser veiculado, sem custos, por emissoras de rádio em todo o Brasil.
  Faça o download deste spot: unicef60.mp3

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV DÁ DESTAQUE A CAMPANHA GLOBAL DO UNICEF SOBRE HIV/AIDS

O UNICEF convida emissoras de todo o mundo para que participem, neste domingo, 10 de dezembro, do Dia Internacional da Criança no Rádio
e na TV
. O evento é uma iniciativa global que conta com a participação de televisões e rádios para promover os direitos das crianças e dos adolescentes.

Em 2006, o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV terá como tema central a campanha Unidos com as crianças e os adolescentes – Unidos vamos vencer a aids!

As emissoras podem incluir meninos e meninas na escolha dos programas, contar com a participação de adolescentes para a realização de reportagens e entrevistas, inserir o tema nos telejornais ou programas de auditório, promover debates com crianças e adolescentes e produzir ou veicular anúncios de utilidade pública sobre prevenção ao HIV/aids durante a programação.

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal, que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org.br.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Pedro Ivo Alcântara - tel.: (61) 3035 1953 ou Flávia Ribas - tel.: (61) 3035 1951