2ª quinzena de maio - 2006
UNICEF APÓIA AMPLIAÇÃO DE ATUAÇÃO DA IGREJA PELAS CRIANÇAS

Bispos de toda a região da América Latina e do Caribe debatem, nos dias 23 e 24 de maio, em Curitiba (PR), um projeto de cooperação internacional para a transferência de metodologia da Pastoral da Criança do Brasil para outros países da região. O debate acontece no Encontro de Bispos Responsáveis pela Infância na América Latina e no Caribe, promovido pelo Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e a Pastoral da Criança, com apoio do UNICEF.

Durante o encontro, o diretor regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Nils Kastberg, falará sobre o papel da Igreja no caminho do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

"Com o apoio de milhares de voluntários e de organizações como o UNICEF, a Pastoral da Criança apóia o Brasil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ajudando a combater a fome, a reduzir a mortalidade infantil, a melhorar a saúde materna, a preparar as bases para que a criança aprenda mais e melhor", afirma Kastberg. Para o diretor regional do UNICEF, a metodologia da Pastoral pode ser muito útil para outros países, garantindo uma vida melhor a milhões de meninos e meninas, da gestação aos 6 anos de idade.

A representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, também participa do encontro.


CONFERÊNCIA NACIONAL DEBATE A EDUCAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO

A Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab) realiza, entre os dias 17 e 20 de maio, a I Conferência Nacional de Educação para a Convivência com o Semi-árido Brasileiro, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA).

Cerca de 350 educadores, diretores de escola, representantes de governos e organizações não-governamentais debaterão sobre estratégias para levar a realidade do Semi-árido - com suas histórias, vegetação típica, população, situação econômica e social - para dentro das salas de aula da região, melhorando a qualidade da educação e contribuindo para o desenvolvimento humano sustentável.

  O UNICEF NO SEMI-ÁRIDO

  Garantir os direitos das crianças e os
  adolescentes do Semi-árido brasileiro –
  que abrange cerca de 1.400 municípios
  nos nove Estados da Região Nordeste e
  no norte de Minas Gerais e do Espírito
  Santo – é uma das prioridades do UNICEF
  no Brasil. Com o objetivo de melhorar as
  condições de vida dos milhões de meninos
  e meninas que vivem na região, o UNICEF,
  governos estaduais e federal, sociedade
  civil e empresas firmaram, em 2004, o
  Pacto Nacional Um mundo para a criança
  e o adolescente do Semi-árido.

  Para saber mais sobre o Pacto Nacional,
  acesse www.unicef.org.br

Além de plenárias e grupos de trabalho, durante o evento serão realizados lançamentos de livros sobre educação contextualizada, apresentações culturais e uma feira de experiências.

A conferência da Resab conta com o apoio do UNICEF, parceiro da Rede desde sua fundação.

Para mais informações sobre o evento, entre em contato com a Secretaria Executiva da Resab.
Edmerson Reis – tel.: (74) 3612 8488

INSCRIÇÕES PARA CONCORRER A PRÊMIO INTERNACIONAL DO UNICEF TERMINAM EM 2 DE JUNHO

O UNICEF e Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão convidam as emissoras para que participem da edição 2006 do prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. Esse prêmio será destinado à televisão que levou ao ar a melhor programação sobre O esporte para o desenvolvimento e a paz – tema do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB) em 2005.

Pelo segundo ano consecutivo, o julgamento do prêmio será feito em oito regiões. As candidaturas devem ser apresentadas nos escritórios regionais do UNICEF até o dia 2 de junho de 2006. O programa com a melhor pontuação de cada região concorrerá ao prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, que será entregue durante a festa do Prêmio Emmy, em Nova Iorque, no dia 20 de novembro de 2006.

Criado em 1991, o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, celebrado todos os anos no segundo domingo de dezembro, encoraja as emissoras a produzirem programas para, sobre e com as crianças e os adolescentes.

Informações sobre os prêmios regionais e o formulário de inscrição estão disponíveis em www.unicef.org/icdb.

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org.br.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Adriana Alvarenga - tel.: (61) 3035 1965 ou Letícia Sobreira - tel: (61) 3035 1917