2ª quinzena de março - 2006
UNICEF E PARIS FILMES LANÇAM LONGA-METRAGEM SOBRE CRIANÇAS EXCLUÍDAS

Estréia, nesta sexta-feira, 31 de março, Crianças Invisíveis (All the invisible children), um filme que reúne sete episódios dirigidos por alguns dos maiores diretores de cinema da atualidade, entre eles, John Woo, Ridley Scott, Spike Lee, Emir Kusturica e Katia Lund. O longa-metragem conta a história de crianças em sete diferentes países, inclusive no Brasil, e chega ao País com distribuição da Paris Filmes.

Crianças Invisíveis tem como objetivo chamar a atenção de governos, da sociedade civil e de cada cidadão para os milhões de crianças excluídas, em todos os continentes: crianças que trabalham; crianças afetadas pelo HIV/aids; crianças que vivem sem suas famílias; crianças discriminadas por fatores raciais e étnicos; os meninos-soldados na África e no tráfico de drogas. O episódio brasileiro foi dirigido por Katia Lund e conta a história real de duas crianças que coletam lixo nas ruas de São Paulo.

A produção do filme teve apoio do UNICEF.

UNICEF ESTIMULA CADASTRAMENTO DE ADOLESCENTES ELEITORES

Até maio, o UNICEF vai apoiar diversas ações para o cadastramento de adolescentes para as eleições majoritárias deste ano. O voto é facultativo para adolescentes de 16 a 18 anos incompletos. O prazo para tirar o título de eleitor encerra-se no dia 3 de maio.

Na última sexta-feira, dia 24 de março, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou o projeto “Eleitor do Futuro”. Alunos a partir dos 16 anos das redes estadual e particular de ensino vão participar do projeto, que tem apoio da Secretaria Estadual de Educação e do UNICEF.

Cadastrar todos os adolescentes de 16 a 18 anos como eleitores é uma das metas do Selo UNICEF Município Aprovado, uma iniciativa de mobilização, monitoramento e reconhecimento para 1.179 municípios do Semi-árido, para que implementem políticas públicas e ações pelos direitos dos cerca de 12 milhões de crianças e adolescentes da região.

Segundo dados do TSE, aproximadamente 2 milhões de adolescentes brasileiros possuíam título de eleitor no período do plebiscito sobre o comércio de armas (em novembro de 2005). Isso quer dizer que apenas 25% dos adolescentes de 16 e 17 anos haviam se cadastrado para votar.

CARAVANA DO ESPORTE CHEGA AO MARANHÃO NA QUARTA-FEIRA

Neste dia 29 de março, a equipe da Caravana do Esporte desembarca no Maranhão, em sua primeira parada no ano de 2006. Os atletas Ataliba (futebol), Marta Sobral (basquete), Patrícia Medrado (tênis), Neílton Moura (atletismo), Eduardo Bacellar (judô), Daniel Rodrigues (canoagem) e os professores do Instituto Esporte e Educação visitarão as cidades de Alcântara e Itapecuru Mirim.
 
A Caravana do Esporte é um projeto da ESPN Brasil, em parceria com o UNICEF, que leva o esporte como ferramenta de educação a crianças e adolescentes de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em seu segundo ano, a Caravana deve visitar oito municípios, proporcionando atividades esportivas a mais 12 mil meninos e meninas da rede pública de ensino. Cerca de 1,8 mil educadores serão envolvidos na iniciativa e estimulados a manter a prática de atividades esportivas depois da partida da Caravana.

Em 2006, as equipes da Caravana também retornarão às dez comunidades visitadas em 2005 para avaliação do trabalho e troca de experiências.

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org.br.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Rachel Mello - tel.: (61) 3035 1947 ou Flávia Ribas - tel.: (61) 3035 1951