1ª quinzena de julho - 2005

Encontro em Madri discute violação de direitos de crianças indígenas

Os direitos de meninas e meninos indígenas da América Latina serão o tema principal do Encontro Ibero-americano sobre Direitos da Infância e Adolescência Indígena, que acontece nos dias 7 e 8 de julho em Madri, na Espanha.

Adolescentes indígenas de 17 países da América Latina, especialistas internacionais e membros do Fórum Permanente de Questões Indígenas das Nações Unidas reúnem-se na capital espanhola com o objetivo de inserir o tema na agenda da Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

Os participantes do encontro pretendem chamar a atenção dos líderes políticos para a discriminação e exclusão sofrida por meninos e meninas indígenas na América Latina, buscar soluções para esses problemas e assegurar a participação de crianças e adolescentes indígenas.

O Encontro é organizado pelo Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional e pelo Comitê Espanhol para o UNICEF.

Na quinta-feira, às 10h30, haverá uma entrevista coletiva para a imprensa. Apenas as sessões de abertura e encerramento serão abertas para jornalistas. Entrevistas com os participantes podem ser agendadas com antecedência.

Para mais informações, entre em contato com María Blanco, mblanco@unicef.org, +34 66 648 6818

Quatro jovens brasileiros participantes de projetos apoiados pelo UNICEF no País estarão no encontro em Madri. De origem Wanano, Baré, Tikuna e Guarani, os quatro jovens com idade entre 15 e 23 anos têm representação significativa na luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas no Brasil. Alguns vivem em regiões de fronteira com países da América do Sul e têm afinidade com a língua espanhola.

Participam também do encontro dois representantes adultos do movimento indígena, da Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). A delegação brasileira é acompanhada pelo Oficial de Projetos do UNICEF Marcelo Mazzoli, que trabalha no escritório do UNICEF para a Região Norte, em Belém, e é especialista em Educação Indígena.

UNICEF e Academia Internacional premiam programação de TV

Emissoras de televisão poderão concorrer ao Prêmio Emmy – Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (2005 ICDB Emmy Award) por sua programação especial levada ao ar no dia 12 de dezembro de 2004. O prazo final para a inscrição é 29 de julho de 2005.

Este ano, a Academia e o UNICEF oferecerão oito prêmios regionais às emissoras que melhor promoveram os princípios e o tema principal do Dia. O tema em 2004 foi “Ajudando a construir um mundo mais seguro”. Cada um dos ganhadores regionais será convidado a participar da festa dos Prêmios Emmy, em Nova Iorque, no dia 21 de novembro. Um desses oito vencedores receberá o prestigiado prêmio do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.

Para mais informações (em inglês), acesse http://www.unicef.org/videoaudio/video_icdb.html

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV é promovido pelo UNICEF, há 13 anos, no segundo domingo do mês de dezembro. Em 2005, o Dia será celebrado em 11 de dezembro. O poder do esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a paz é o tema do Dia este ano.

Com mais de 2 mil emissoras de rádio e televisão programadas para participar, o Dia se concentrará em como os esportes e os jogos proporcionam a crianças e adolescentes a oportunidade de se expressarem e se tornarem agentes de mudanças em suas próprias comunidades.

O Brasil tem-se destacado na organização de eventos em torno do Dia. A TV Cultura de São Paulo recebeu, por três anos consecutivos, o ICDB Emmy Award, por ter dedicado mais de 18 horas de programação às crianças, a cada ano, durante o Dia.

ATENÇÃO PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

Estão abertas as inscrições para a quarta edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e da Adolescência. Podem concorrer matérias publicadas ou veiculadas entre 1º de setembro de 2003 e 31 de agosto de 2005 que tratem do tema da infância e da adolescência. Mais informações na Sala de Imprensa do site do UNICEF: http://www.unicef.org/brazil

O nome deste boletim é uma homenagem ao artigo 227 da Constituição Federal que trata dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros.
O artigo 227 é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda a legislação referente a crianças e adolescentes pode ser encontrada na biblioteca virtual do UNICEF, disponível em http://www.unicef.org/brazil.
Para mais informações sobre os assuntos e projetos descritos neste boletim,
ou para agendar entrevistas com os profissionais do UNICEF, entre em contato com
Rachel Mello - tel.: (61) 3035 1947 ou Flávia Ribas - tel.: (61) 3035 1951