Mais da metade das crianças e dos adolescentes da Ucrânia deslocada após um mês de guerra

A violência contínua em todo o país criou uma crise de direitos da criança que pode durar por gerações

24 março 2022
Foto mostra uma criança em primeiro plano segurando um bichinho de pelúcia. Ela está toda vestida com roupas de frio. Em volta dela, há outras pessoas também usando roupas de frio e carregando malas.
UNICEF/UN0605554/Remp
Famílias chegam a Berdyszcze, na Polônia, após cruzarem a fronteira da Ucrânia.

Nova Iorque/Genebra/Kiev, 24 de março de 2022 – Um mês de guerra na Ucrânia levou ao deslocamento de 4,3 milhões de crianças e adolescentes – mais da metade da população estimada de 7,5 milhões de crianças e adolescentes do país. Isso inclui mais de 1,8 milhão de meninas e meninos que cruzaram a fronteira para países vizinhos como refugiados e 2,5 milhões que agora estão deslocados internamente na Ucrânia.

“A guerra causou um dos deslocamentos de crianças e adolescentes em larga escala mais rápidos desde a Segunda Guerra Mundial”, disse a diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell. “Esse é um marco sombrio que pode ter consequências duradouras para as próximas gerações. A segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes e seu acesso a serviços essenciais estão sob ameaça de uma violência terrível e ininterrupta”.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), 78 crianças foram mortas e 105 ficaram feridas na Ucrânia desde o início da guerra em 24 de fevereiro. No entanto, esses números representam apenas aqueles reportados que a ONU conseguiu confirmar, e o número real provavelmente é muito maior.

A guerra também teve consequências devastadoras na infraestrutura civil e no acesso a serviços básicos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, relatou 52 ataques que afetaram instalações de saúde em todo o país nas últimas quatro semanas, enquanto o Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia relatou danos a mais de 500 instalações de ensino. Estima-se que 1,4 milhão de pessoas não tenham acesso a água potável, enquanto 4,6 milhões de pessoas têm acesso limitado a água ou correm o risco de ter esse acesso cortado. Mais de 450 mil crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 23 meses necessitam de apoio alimentar complementar.

O UNICEF já observou uma redução na cobertura vacinal para imunizações de rotina e infantil, incluindo sarampo e poliomielite. Isso pode levar rapidamente a surtos de doenças evitáveis por vacina, especialmente em áreas superlotadas, onde as pessoas estão se abrigando da violência.

“Em apenas algumas semanas, a guerra causou tanta devastação para as crianças e os adolescentes da Ucrânia”, disse Russell. “As crianças e os adolescentes precisam urgentemente de paz e proteção. Eles precisam de seus direitos. O UNICEF continua pedindo um cessar-fogo imediato e a proteção das crianças e dos adolescentes contra danos. A infraestrutura essencial da qual as crianças e os adolescentes dependem, incluindo hospitais, escolas e prédios que abrigam civis, nunca deve ser atacada”.

O UNICEF e seus parceiros estão trabalhando para alcançar crianças e adolescentes na Ucrânia e em países vizinhos com assistência humanitária.

Na Ucrânia, o UNICEF forneceu suprimentos médicos para 49 hospitais em nove regiões – incluindo Kiev, Kharkiv, Dnipro e Lviv –, melhorando o acesso aos cuidados de saúde para 400 mil mães, recém-nascidos, crianças e adolescentes. O UNICEF continua distribuindo água e artigos de higiene nas comunidades sitiadas. Além disso, o UNICEF está aumentando o número de equipes móveis de proteção infantil que trabalham em zonas de conflito agudo de 22 para 50 e entregou 63 caminhões de suprimentos vitais para atender às necessidades de mais de 2,2 milhões de pessoas. Nas próximas semanas, o UNICEF iniciará transferências emergenciais de dinheiro para as famílias mais vulneráveis e estabelecerá espaços para crianças e adolescentes em locais-chave em todo o país.

Para proteger e apoiar milhões de crianças, adolescentes e famílias que fugiram da Ucrânia, o UNICEF e o Acnur, em parceria com governos e organizações da sociedade civil, criaram ‘Centros Ponto Azul’, espaços seguros para crianças, adolescentes e mulheres. Os ‘Centros Ponto Azul’ fornecem informações importantes para famílias que viajam, ajudam a identificar meninas e meninos desacompanhados e separados e garantem sua proteção. Eles também fornecem um ponto central para serviços essenciais. Os ‘Centros Ponto Azul’ já foram estabelecidos em países que hospedam crianças, adolescentes e mulheres ucranianos e estão sendo ampliados nos próximos dias, incluindo mais de 20 na Polônia.

Apesar dos esforços intensivos para garantir o acesso humanitário seguro, rápido e desimpedido, desafios significativos permanecem nas áreas mais afetadas em todo o país.

###

Como ajudar?
O UNICEF no Brasil está com uma campanha de arrecadação de recursos para apoiar sua resposta humanitária na Ucrânia. As doações podem ser feitas aqui.

###

Notas para editores:

Materiais multimídia disponíveis aqui:https://weshare.unicef.org/Package/2AM4080ZGVFH 

Saiba mais sobre o trabalho do UNICEF na Ucrânia aqui: https://www.unicef.org/brazil/guerra-na-ucrania-representa-ameaca-imediata-para-criancas-e-adolescentes

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.